Porque colocar o pé na grama?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Ao andarmos descalços, os elétrons entram em nosso corpo e atuam como poderosos antioxidantes, destruindo os radicais livres. Estudos confirmam que a prática do “grounding” melhora inflamações, doenças cardiovasculares, danos musculares, dor crônica e até o humor.

Quando entramos em contato direto com a terra, nosso corpo absorve elétrons livres, atuando como uma recarga natural para nosso sistema. Isso ajuda a neutralizar os radicais livres e reduzir inflamações. O contato com a terra ajuda a equilibrar os ritmos do corpo, promovendo uma sensação de calma e relaxamento.

Andar descalço
Você já esteve em um dia quente de verão e sentiu vontade de correr descalço na grama? Essa é uma das maneiras mais fáceis de praticar a terapia. Seja na grama, areia ou até lama, permitir que a pele toque o solo natural pode fornecer energia de aterramento.

Os links anteriores tratam de uma prática de medicina alternativa chamada de aterramento corporal (ou “grounding”, ou “earthing”, em inglês), cuja proposta é simples: recomenda-se que as pessoas permaneçam em contato corporal direto com o solo – com os pés descalços, por exemplo – por alguns minutos ao dia.

O aterramento deve ser feito na grama, na terra ou na praia e pode durar em torno de 15 minutos/dia, o ideal é ir aumentando aos poucos até conseguir ficar pelo menos 1h. Em casa, sempre que possível, fique descalço, observe como você pisa. Mantenha os pés alinhados na largura do quadril, apontados para a frente.

Quando fazemos uma conexão com a Terra caminhando descalços, verificou-se uma redução nos glóbulos brancos e um aumento nos glóbulos vermelhos, o que sugere uma melhor imunidade. Foi demonstrado ainda, que andar descalço ajuda a aumentar os antioxidantes, reduzir a inflamação e melhorar o sono.

O pé possui 26 ossos, 33 articulações e mais de centenas de músculos, tendões e ligamentos. A ele cabe suportar todo o peso do corpo, que se multiplica por quatro quando corremos, ao passo que desempenha também o papel de amortecer. Por isso, apoiar o pé no chão após uma cirurgia pode ser prejudicial.

1 Não pise na grama!
O problema está no grau de pisoteio. O trânsito excessivo deixa a terra compactada e dificulta o crescimento das raízes. No entanto, não precisa correr para tirar as crianças do gramado.

O grounding é uma palavra em inglês, cuja tradução para o português significa aterrar, enraizar. É o nome dado à prática que nos permite ter um contato direto e transformador com a Mãe Terra.

Ele está relacionado com a sensação de estar sem chão, dos medos irracionais, da ansiedade e do pânico, que muitas pessoas sentem quando não estão em harmonia com sua energia vital. A prática de aterrar pode diminuir significativamente essas questões.

Módulo isolador
Esse equipamento é alternativa prática para suprir a ausência ou deficiência de aterramento. Com sua tecnologia de dupla isolação, ele substitui o aterramento convencional, oferecendo proteção contra choques elétricos. Ele também executa os papéis de estabilizador e filtro de linha.

Aterramento é a ligação do sistema a terra através de um componente condutor. Assim, as cargas de fuga do sistema podem ser escoadas. Dessa forma, os profissionais ficam protegidos dos choques elétricos acidentais. Muitas vezes causados por falhas ou condições inadequadas de trabalho.

O bom funcionamento dos equipamentos elétricos/eletrônicos – um bom aterramento protege os aparelhos de possíveis descargas elétricas, como sobrecargas ou picos de energia.