Pode fazer mudas de melancia?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 4 votos

A melancia é tradicionalmente cultivada por semeadura direta, porém, o transplantio de mudas pode ser uma alternativa promissora.

Coloque até seis sementes por cova, a uma profundidade de 2 a 5 centímetros. O espaçamento pode variar de 2 a 3 m entre as covas. Posteriormente, as mudas mais fracas são eliminadas, deixando apenas duas ou três por cova. A germinação das sementes de melancia normalmente leva entre 4 e 14 dias.

Plantio de melancia
O plantio é feito a partir de sementes. Elas podem ser compradas ou retiradas da própria fruta. Para a germinação, basta colocar de 4 a 5 sementes de melancia em um copinho ou uma sementeira. O recipiente precisa conter terra orgânica e ser acomodado em um local com sombra.

A época de plantio mais favorável para a cultura da melancia é que apresenta temperaturas variando de 18 °C a 25 °C. Nesse contexto, nas regiões de clima frio, o plantio da melancia é feito de outubro a fevereiro; nas de clima ameno, de agosto a março, e nas regiões de clima quente, o ano todo, com uso da irrigação.

45 dias

Colheita e pós-colheita. A melancia atinge o ponto de colheita entre 28 a 45 dias após a fecundação das flores femininas ou hermafroditas, dependendo da cultivar e das condições climáticas. No Nordeste brasileiro, esse período corresponde a 65-75 dias após o plantio.

Para cultura irrigada, o período de semeadura recomendado é entre março e julho. Para acelerar e uniformizar a germinação, pode-se fazer a embebição prévia das sementes em água por quatro horas. O semeio deve ser feito em solo úmido, para evitar que as sementes se desidratem.

lua cheia

A lua cheia de Agosto é o período ideal para serem. feitas as mudas de frutas. No caso das melancias, os. frutos tendem a bichar menos, e as primeiras.

Se tiver um quintal com espaço, você pode plantar melancias em um canteiro. Elas podem crescer diretamente no solo ou ser colocadas com apoios, pois são plantas trepadeiras. Se preferir utilizar um vaso, opte por modelos com uma boca mais larga e uma profundidade de, no mínimo, trinta centímetros.

Como já foi dito, a melancia se dá melhor em climas quentes. Então o ideal é que ela seja plantada em locais com temperatura acima de 20ºC ou em estufas. A luz direta do sol também é importante para o desenvolvimento da planta.

O pólen da melancia é pegajoso e as abelhas são os principais polinizadores. Elas são atraídas pelo néctar e pólen, e, ao visitarem as flores realizam polinização. O vento não é suficiente para transportar o pólen entre as flores. Sem o estímulo propiciado pela polinização, o fruto não se desenvolve.

Regas (irrigação)
da semeadura até a germinação, regue todos os dias, com pouca água; da germinação até a frutificação, regue com menor frequência e use muita água; da frutificação até a colheita, regue poucas vezes, agora com pouca água; quando os primeiros frutos estiverem quase maduros, pare as regas.

Segundo TRANI et al. (1997), a adubação da melancia deve ser feita, aproximadamente 30 dias antes da semeadura, com 20 a 40 t ha-1 de esterco de bovino ou 5 a 10 t ha-1 de esterco de galinha, 30 kg ha -1 de N, 120 a 240 kg ha -1 de P2O5 e 30 a 90 kg ha-1 de K2O, cujas doses dependem dos teores disponíveis no solo.

A cultura possui uma demanda diária de água de 2 L durante o estádio inicial, e 25 L durante o estádio de formação da produção, dependendo de condições edafoclimáticas e espaçamento. A falta de água reduz a produtividade e qualidade dos frutos.

O espaçamento recomendado para plantio irrigado é de 3,0 m x 0.8 m, deixando uma planta por cova (4.166 plantas/hectare). Podendo ser usado o espaçamento de 2,5 x. 0,70 m; 2,5 x 1,0 m; 3 x 1,0 m a depender da época de plantio e da cultivar.

Dentre as soluções, está o uso de palha para cobrir a produção, de protetores solares específicos e até mesmo de papel e cola branca PVA, que grudados aos frutos durante o final de seu ciclo garantem a sombra ideal para evitar a queima e o amarelamento da melancia.

A primeira dica é observar a coloração da casca: se ela estiver verde e com manchas alaranjadas, a fruta já pode ser consumida. Pois, essa característica indica que a melancia está doce, do jeito que a gente gosta!