Qual é o tamanho da raiz da melancia?

Perguntado por: ldinis . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Em profundidade (Figura 4), a maior área de raiz foi encontrada até 10 cm, independentemente do manejo do solo, ou seja, aos 30 d, o sistema radicular da cultura da melancia distribui-se em um raio de 10 cm do colo da planta (10 cm à direita, 10 cm à esquerda e 10 cm em profundidade).

Um pé de melancia pode ter até três metros de comprimento. A profundidade das raízes depende do tipo de terra: em terras boas, podem crescer até cerca de um metro de profundidade; em terras argilosas ou com as camadas inferiores endurecidas, as raízes não crescem tanto.

O sistema radicular é extenso, mas superficial, com um predomínio de raízes nos primeiros 60 cm do solo. Os caules rastejantes são angulosos, estriados, pubescentes, com gavinhas ramificadas. As folhas da melancia são profundamente lobadas. A espécie é monóica.

três centímetros

Elas precisam estar até três centímetros de profundidade na terra, assim suas raízes podem crescer de forma correta. Com mudas, o maior cuidado para quem quer aprender como plantar melancia é observar bem o período que aparecem suas folhas. Quando a primeira despontar, é a hora de realizar o plantio.

No Brasil, os espaçamentos mais utilizados nos plantios de melancia irrigados por aspersão são de 2 m x 2 m para as cultivares de frutos cilíndricos e de 2 m x 1,5 m para as cultivares com frutos globulares e utilizando-se duas plantas/cova.

A melancia atinge o ponto de colheita entre 28 a 45 dias após a fecundação das flores femininas ou hermafroditas, dependendo da cultivar e das condições climáticas. No Nordeste brasileiro, esse período corresponde a 65-75 dias após o plantio.

A cultura possui uma demanda diária de água de 2 L durante o estádio inicial, e 25 L durante o estádio de formação da produção, dependendo de condições edafoclimáticas e espaçamento. A falta de água reduz a produtividade e qualidade dos frutos.

A melancia precisa receber, pelo menos, 6 horas de sol direto para que o cultivo fique saudável. Ela também suporta temperaturas de até 15°C, mas é uma cultura sensível à geadas, então evite plantar melancias em regiões com invernos rigorosos.

Cultivo de melancia no Brasil
Dessa forma, em regiões de clima mais frio, como a Região Sul, a melhor época de plantio é entre os meses de outubro e fevereiro. Por outro lado, em regiões de clima mais ameno, como região Sudeste, o cultivo ideal ocorre entre agosto e março.

Segundo TRANI et al. (1997), a adubação da melancia deve ser feita, aproximadamente 30 dias antes da semeadura, com 20 a 40 t ha-1 de esterco de bovino ou 5 a 10 t ha-1 de esterco de galinha, 30 kg ha -1 de N, 120 a 240 kg ha -1 de P2O5 e 30 a 90 kg ha-1 de K2O, cujas doses dependem dos teores disponíveis no solo.

lua cheia

A lua cheia de Agosto é o período ideal para serem. feitas as mudas de frutas. No caso das melancias, os. frutos tendem a bichar menos, e as primeiras.

Segundo o professor Pedro Almeida, em um artigo publicado na revista HortScience, “a adubação de produção da melancia pode ser feita com a aplicação de fertilizantes granulados de liberação lenta, como os que contêm uma formulação NPK 15-15-15.

O método é simples: o agricultor fixa a uma pequena estaca uma garrafa pet cortada ao meio e com pequenos furos no fundo. Com esse objeto, cobre as flores masculinas e femininas das melancias crioulas. Esse procedimento deve ser realizado um dia antes da abertura delas, o que acontece até 32 dias depois do plantio.

Irrigação na cultura de melancia
Após a plantação da semente, a irrigação da melancia deve ser feita diariamente com pouca água até a germinação da planta. Da germinação até a frutificação, faça a irrigação da cultura de melancia com uma maior quantidade de água menos vezes por dia.