Qual nutrientes a melancia precisa?

Perguntado por: mgomes9 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 17 votos

A melancia é uma das cucurbitáceas mais exigentes nutricionalmente e também se destaca por exportar grandes quantidades dos nutrientes acumulados ao longo do ciclo. Os nutrientes N, P e K, acumulam-se preferencialmente nos frutos, enquanto Ca e Mg na parte vegetativa.

Para a melancia, recomenda-se aplicar 100% do nitrogênio e do potássio por fertirrigação de forma parcela- da conforme Tabela 5.

Segundo o professor Pedro Almeida, em um artigo publicado na revista HortScience, “a adubação de produção da melancia pode ser feita com a aplicação de fertilizantes granulados de liberação lenta, como os que contêm uma formulação NPK 15-15-15.

Durante a floração e o crescimento dos frutos, o uso de adubos foliares, sobretudo com maior teor de cálcio e boro, pode ser realizado, o que ajudaria no pegamento e melhor formação dos frutos. As aplicações devem ser de preferência à tarde, pois as flores abrem pela manhã.

A melancia cresce melhor em clima quente, com temperaturas entre 20°C e 34°C, mas também pode ser cultivada em estufas em regiões de clima mais frio. Geralmente, são mais saborosas quando cultivadas em uma condição de baixa umidade relativa do ar e necessitam de luz solar direta para crescer.

Recomenda-se usar as combinações sulfato de amônio e superfosfato triplo ou uréia e superfosfato simples, para garantir o suprimento de enxofre às plantas, e, como fonte de potássio, o cloreto de potássio.

a ureia ela é uma fonte de nitrogênio e nitrogênio é um dos elementos. que a planta mais precisa ali para todos os processos biológicos da planta ela precisa do nitrogênio então tanto o excesso quanto a falta do nitrogênio é problemática o que acontece é o seguinte.

por cova, T3 – 400 g de cinza vegetal por cova, T4 – 150 g de NPK na fórmula 4-14-8 por cova. A adubação química foi realizada de acordo com a recomendação para essa cultura na região (UFC, 1993) e a orgânica de acordo com (CARVALHO, 2005).

Adubação de cobertura: Sulfato de amônio e cloreto de potássio no total de 60g/cova: esta mistura deve ser usada em 2 partes iguais aos 30 e 45 dias após a germinação antes da florada.

Confirmando a importância do potássio Raij (1990) destaca que o mesmo contribui para melhora dos atributos como, cor, acidez, resistência ao transporte, armazenamento de fotoassimilados, e na disponibilidade de outros nutrientes.

Por ser a melancia uma espécie muito exigente em cálcio, mesmo em solos com pH na faixa adequada para cultivo (5,0 a 6,0), pode ocorrer deficiência desse nutriente. Assim sendo, em solos com baixos teores de cálcio, a aplicação de calcário é recomendada ainda que o pH esteja na citada faixa adequada.

A cultura possui uma demanda diária de água de 2 L durante o estádio inicial, e 25 L durante o estádio de formação da produção, dependendo de condições edafoclimáticas e espaçamento. A falta de água reduz a produtividade e qualidade dos frutos.

Fert+Mineral

Fert+Mineral Cálcio/Boro® é um fertilizante foliar oriundo de hidrólise enzimática de pescado marinho fresco integral, contém naturalmente macro, micronutrientes, aminoácidos e solução de matéria orgânica. É um fertilizante rico em Cálcio e Boro.

A melancia fica pronta para a colheita de 80 a 110 dias depois do plantio. Quando ela está madura, a parte em contato com o chão fica amarelada. Além disso, se for batida com o dedo ou com a mão fechada, ela produzirá um som oco.