O que é Agroecologia e agricultura familiar?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 15 votos

A agroecologia é uma alternativa à agricultura convencional. Por meio dela a produção no campo é aliada à preservação dos recursos naturais e dos ecossistemas, de forma a promover o manejo sustentável com a valorização de sistemas orgânicos de cultivo e do conhecimento tradicional dos trabalhadores rurais.

Dessa forma, a agroecologia surge como uma alternativa viável para a agricultura familiar, que busca, antes de tudo, condições para a manutenção da atividade e do grupo social através de um projeto de desenvolvimento sustentável.

É uma ciência que fornece os princípios ecológicos básicos para o estudo e tratamento de ecossistemas tanto produtivos quanto preservadores dos recursos naturais, e que sejam culturalmente sensíveis, socialmente justos e economicamente viáveis, proporcionando assim, um agroecossistema sustentável.

A agricultura familiar é uma forma de produção agrícola que se destaca por ser realizada em pequenas propriedades rurais, muitas vezes operadas por grupos familiares de pequenos agricultores e seus colaboradores.

Para começo de conversa, a agricultura familiar é um segmento do agronegócio, não um setor concorrente. A única diferença é que um deles utiliza mão de obra familiar, mas também tem a agricultura ou pecuária como atividade que visa lucro.

O Plano foi estruturado em seis grandes objetivos, distribuídos em quatroeixos: 1) produção, 2) uso e conservação de recursos naturais, 3) conhecimento e 4)comercialização e consumo.

A agroecologia promove desenvolvimento rural sustentável, agregando conhecimento científico e saber tradicional para proteger e desenvolver as plantações, além de proporcionar melhores condições sociais e econômicas aos produtores rurais.

A Agroecologia engloba modernas ramificações e especializações, como a: agricultura biodinâmica, agricultura ecológica, agricultura natural, agricultura orgânica, os sistemas agro-florestais, etc.

A Agroecologia é o estudo da agricultura com base em uma perspectiva ecológica. É um tipo de prática agrícola que privilegia o uso dos recursos naturais com mais consciência, mantendo e respeitando o que a natureza oferece ao longo de todo o processo produtivo.

Elas são baseadas nos seguintes pilares: socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável.

A agricultura familiar é a principal responsável pelo abastecimento do mercado interno brasileiro, com uma grande diversidade de gêneros alimentícios. São características desse modelo a pequena propriedade de terra, a utilização de mão de obra familiar e a produção destinada ao mercado interno.

A multifuncionalidade da agricultura familiar tem sido cada vez mais reconhecida internacionalmente em função de sua importância não apenas na produção de alimentos, mas pela função essencial de gerar emprego e renda a partir de seus sistemas agrícolas diversificados.

A agricultura familiar responde por pelo menos metade da produção de inúmeros gêneros agrícolas no Brasil. Dentre eles podemos destacar: café, banana, mandioca, feijão, abacaxi e leite. É significativa também a produção de arroz e milho, além da criação de animais, principalmente aves e suínos.

Quando se consideram alimentos consumidos no país, 70% vêm da agricultura familiar, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São pequenos agricultores que plantam para abastecer a família e vendem o que sobra da colheita – como mandioca, feijão, arroz, milho, leite, batata.

Agricultura familiar (tradicional)
Esse tipo de agricultura corresponde à produção agrícola desenvolvida por famílias, cujo rendimento é voltado para a subsistência delas. Essas famílias geralmente moram nas terras em que desenvolvem o cultivo. A mão de obra utilizada normalmente é do próprio núcleo familiar.