O que é húmus caseiro?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Original do Médio Oriente, o húmus é uma pasta muito cremosa, ideal para servir com pão torrado, pão de pita ou vegetais crus. Tem como ingrediente base o grão-de-bico cozido e o segredo está na combinação perfeita com as saborosas especiarias.

O húmus se forma como resultado da complexa interação, entre elementos orgânicos, inorgânicos e criaturas da biologia do solo, como micróbios, nematóides e minhocas. Ou seja, a formação de húmus é um processo biológico onde os organismos que habitam o solo transformam a matéria orgânica nele disponível.

O húmus verde distingue-se pelo sabor a alho e ervas aromáticas.

Aperitivo – o húmus é fantástico servido com pão pitta, como na sua origem.

Transfira o homus para uma tigela, cubra e leve à geladeira para esfriar (se preferir prepare no dia anterior, o homus pode ser mantido na geladeira por até 5 dias).

O húmus de minhoca é um adubo orgânico formado a partir da transformação biológica de resíduos orgânicos. Quando aduba-se o solo com húmus, a terra fica mais porosa e mantém-se a água à disposição das plantas por mais tempo. O húmus é rico em matéria orgânica.

Mas, de maneira geral, o húmus é separado em quatro categorias:

  • Húmus marrom: Encontrado na vegetação viva, na matéria orgânica recentemente caída (serrapilheira), na turfa, em ervas marinhas em decomposição nas margens dos corpos d'água e onde crescem os fungos.
  • Húmus preto: ...
  • Húmus de transferência: ...
  • Húmus fóssil:

feias cascas de frutas e legumes. filtro de café com a borra que aquele pozinho que sobra saquinhos de chá sobras de alimentos cozidos ou estragados arroz feijão macarrão casca de ovo picado.

O material utilizado como matéria-prima geralmente é esterco de animais, entretanto, podem ser usadas cascas de frutas e verduras, restos de poda, entre outros.

​​​​​​​​​​​​​​Aumente o prazo de validade do homus de seis dias para seis meses.

O húmus é uma substância constituída por matéria orgânica em decomposição, produzida principalmente pelas minhocas – os embuás, por exemplo, também produzem húmus – em seu processo de digestão.

Para uma horta caseira, é recomendado em média o uso de 1 kg de húmus por metro quadrado, que deve ser misturado na terra na hora de fazer o canteiro. Maurício também sugere acrescentar, esporadicamente, mais um pouco de húmus por cima da terra dessa horta ou até mesmo de um vaso de planta.

Basta colocar um pedaço de fruta na superfície da terra. As minhocas se alimentarão e, em 30 dias, a matéria orgânica terá se transformado em húmus pronto para adubar as plantas. A água drenada também é rica em nutrientes e serve para irrigar a terra a cada 15 dias.

A maioria das pessoas retira a pele (casca) do grão-de-bico antes de cozinhar e comer, mas será realmente necessário fazer isso? A resposta pode surpreender os desavisados: não é apenas possível comer a leguminosa com a pele como é indicado fazê-lo.