O que é agricultura familiar e orgânica?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 15 votos

Na agricultura familiar orgânica, são adotadas práticas voltadas à conservação do meio ambiente, como, por exemplo, uso responsável do solo, da água e do ar, de modo a reduzir a poluição e o desperdício de recursos naturais e, assim, garantir maior economia dos recursos.

A única diferença entre os dois tipos é a forma de plantio e, consequentemente, a presença ou não de substâncias tóxicas advindas dos agrotóxicos e fertilizantes. Os orgânicos devem estar de acordo com a Lei 10.831, de 23 de dezembro de 2003.

Quais são as diferenças entre agricultura comercial e familiar? A agricultura familiar, diferentemente da agricultura comercial, utiliza técnicas mais rudimentares e tradicionais, no geral, sem grandes aparatos tecnológicos.

Ou seja, a agricultura orgânica consiste em um processo de plantio o mais natural possível e livre de produtos sintéticos, como fertilizantes ou agrotóxicos. Para isso, são utilizados adubos orgânicos gerados pela compostagem, racionamento de água, entre outros métodos.

A agricultura orgânica exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos ou qualquer produto químico e tem por base a preservação dos recursos naturais. Nesse sistema, o agricultor utiliza técnicas como a rotação de culturas, o plantio consorciado e a compostagem para manter o solo fértil e produtivo ano após ano.

Para ser caracterizada como agricultura familiar, a produção deve utilizar mão de obra de sua própria família nas atividades econômicas e a propriedade não pode ser maior que quatro módulos fiscais. A direção do empreendimento agropecuário deve ser realizada por membros da família.

A agricultura orgânica é um modelo de produção caracterizado por não utilizar fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, sementes modificadas, reguladores de crescimento animal e intensa mecanização das atividades, visando a reduzir os impactos ambientais, além de cultivar produtos alimentícios mais saudáveis.

São considerados agricultores familiares os pequenos produtores rurais, assentados da reforma agrária, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores.

A agricultura familiar responde por pelo menos metade da produção de inúmeros gêneros agrícolas no Brasil. Dentre eles podemos destacar: café, banana, mandioca, feijão, abacaxi e leite. É significativa também a produção de arroz e milho, além da criação de animais, principalmente aves e suínos.

Quais são os principais tipos de agricultura?

  • Agricultura tradicional.
  • Agricultura moderna.
  • Agricultura familiar.
  • Agricultura patronal.
  • Agricultura orgânica.