Qual a importância da agricultura familiar e do agronegócio?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Tal como o agronegócio, a agricultura familiar no Brasil é de extrema importância, uma vez que esse modelo de produção é o principal responsável pelos alimentos que chegam às nossas mesas todos os dias.

Os agricultores familiares têm importância tanto para o abastecimento do mercado interno quanto para o controle da inflação dos alimentos do Brasil, produzindo cerca de 70% do feijão, 34% do arroz, 87% da mandioca, 60% da produção de leite e 59% do rebanho suíno, 50% das aves e 30% dos bovinos.

A agricultura familiar seria responsável por 70% do feijão nacional, 87% da mandioca, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 21% do trigo e metade da banana produzida no Brasil. Dessa forma, afirmou Chico Rodrigues, o crescimento do país passa pelo agricultor familiar, "por aqueles que muitas vezes são esquecidos".

Trata-se de um segmento fundamental para a economia de países com terras cultiváveis, uma vez que os produtos agrícolas podem ser exportados. Além disso, a agricultura é um dos setores da economia que mais emprega pessoas e que gera renda para outros setores econômicos (máquinas, insumos, etc.).

Agronegócio familiar
Também conhecida como agricultura familiar, este modelo do agronegócio é mais voltado às pequenas propriedades e, para o professor, consegue agregar valor aos seus produtos. “Nessa produção de alimentos, de fato acontece a industrialização deles e daí se agrega valor.

Uma das vantagens do agronegócio no Brasil e no mundo é o incentivo a diferentes abordagens agrícolas. Mas o que isso significa exatamente? À medida que o agronegócio ganha força, ele oferece aos produtores maior acesso a conhecimento técnico e alternativas para implementação de novidades em suas propriedades.

Defensor dos pequenos produtores rurais, Airton Faleiro (PT-PA) ressalta que a categoria é a maior produtora de comida para o mercado interno. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a agricultura familiar responde por cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil.

Resposta: A agricultura familiar ajuda na criação de renda e emprego na área rural, e ainda eleva o nível de sustentabilidade das atividades no setor agrícola. Dessa forma, a qualidade dos produtos é melhor que os convencionais, que são produzidos com uma grande quantidade de agrotóxicos.

A agricultura familiar beneficia o campo ambiental, por adotar práticas ambientais mais sustentáveis em função da produção em pequena escala. O que permite a adoção de sistemas produtivos muito mais eficientes que se utilizam de menos energia fóssil e muito mais energia renovável.

A agricultura familiar é a principal responsável pelo abastecimento do mercado interno brasileiro, com uma grande diversidade de gêneros alimentícios. São características desse modelo a pequena propriedade de terra, a utilização de mão de obra familiar e a produção destinada ao mercado interno.

No acumulado dos últimos 12 meses, houve alta de 29,6% nas exportações e de 15,1% nas importações do agronegócio. Com isso, o saldo da balança comercial do setor aumentou para US$ 142,66 bilhões nesse período, desempenho mais que suficiente para compensar o déficit acumulado pelos demais setores (US$ 78,46 bilhões).