Quem está de dieta pode comer risoto?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 20 de julho de 2023
4 / 5 14 votos

Para quem está na dieta low carb, buscando reduzir a quantidade de carboidratos ingeridos, ou para aquelas pessoas que estão em busca de algo gostoso para preparar no final de semana, o risoto sem arroz pode ser uma boa opção.

O risoto de quinoa é uma excelente opção para incluir na dieta, principalmente na refeição pós-treino. É uma fonte de energia e fibras que ajudam na recuperação do seu corpo após um treino pesado. A quinoa é um cereal rico em nutrientes que pode ser facilmente incluído na sua alimentação.

Rico em nutrientes, como vitaminas A, C e do complexo B e minerais como zinco, sódio e potássio. Entre seus benefícios, é possível obter a melhora da nutrição dos músculos graças ao zinco. Além disso, as vitaminas do complexo B presentes ajudam a melhorar a qualidade do sono.

Ou seja, no quesito calorias, os dois também são quase idênticos. Você pode, então, optar por aquele que está mais a fim de comer no dia. Lembre-se apenas de combinar o escolhido com quantidades adequadas de outros nutrientes — e, se possível, contar com a ajuda de um profissional.

Para risotos como prato principal, calcula-se uma média de 120 gramas por pessoa e mais 50 gramas de uma proteína. Agora, se o arroz ou a lentilha foram o acompanhamento, uma projeção de 50 gramas por pessoa é mais do que suficiente.

Existem 356 calorias em Risoto de Queijo (1 xícara).

A principal diferença entre os pratos está relacionada ao tipo do arroz. Para o carreteiro, normalmente é utilizado o arroz agulhinha, enquanto para o risoto o mais comum é o arbóreo. O preparo também muda: no risoto, a água deve ser acrescentada aos poucos para que ele solte bastante amido.

Em seguida acrescenta-se o arroz para envolver à mistura e o vinho branco, que pode ser substituído por vinho tinto, espumante ou algum destilado de acordo com o tipo de proteína. A cada 300g de grãos, utiliza-se a proporção de 250ml de vinho ou 125ml para whisky, cachaça ou sakê, por exemplo.

Risoto de carne: vinho tinto e encorpado, como Pinot Noir; Risoto de queijo: vinho branco; Risoto de frutos do mar: vinho tinto, como Merlot, ou branco, como Sauvignon Blanc; Risoto de legumes: vinho branco, como Chardonnay.

Para responder esta pergunta, é preciso analisar os dois alimentos separadamente. Ao compararmos exclusivamente as calorias, uma xícara de arroz branco cozido contém 203 cal, contra 181 cal da mesma quantidade de feijão cozido. Sendo assim, do ponto de vista calórico, o arroz engorda mais do que o feijão.

arroz integral

Realmente, o arroz integral é mais nutritivo e contém mais fibras, e acrescentá-lo na dieta pode trazer benefícios.

Uma xícara de 150 gramas de arroz branco cozido contém 193 calorias, enquanto que 100 gramas do alimento contêm 129 calorias e uma colher de sopa apresenta 32 calorias. Há também que opte pelo arroz integral, que está repleto de proteínas, vitaminas do complexo B, fibras e minerais como o fósforo, ferro e cálcio.