Para que serve o arroz parboilizado?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 9 votos

– O arroz parboilizado apresenta como benefícios maior teor de fibras, vitaminas e minerais que o arroz branco. As fibras presentes são importantes para. Além disso, requer menos óleo no seu cozimento e, quando preparado, fica sempre soltinho e rende mais – declara Rocha.

O arroz parboilizado é muito mais nutritivo do que o arroz branco polido, pois o processo de parboilização mantém as fibras e proteínas, enquanto o arroz branco vê seus nutrientes indo embora com sua casca. No entanto, se comparado ao arroz integral, o arroz parboilizado não é a opção mais nutritiva.

O mais saudável
O arroz parboilizado é mais recomendado que o branco, uma vez que tem uma maior quantidade de vitaminas mantidas, além de minerais, fibras e gorduras. Apesar disso, o processo pelo qual o grão integral geralmente é submetido é natural e, por isso, acaba sendo ainda mais saudável.

O parboilizado passa por um processo de polimento, assim como o branco, ele porém, antes de retirar sua casca, o grão passa por um cozimento que leva os nutrientes da casca para dentro do grão. Portanto, retém mais vitaminas e minerais se comparado ao branco.

Mesmo com alimentação equilibrada, pessoas podem comer arroz todos os dias.

Respondendo a pergunta-título pode-se afirmar que, sob o ponto de vista das perdas nutricionais, no arroz polido é desaconselhável a lavagem; e no parboilizado é completamente desnecessária.

O diabético não tem restrição em relação à escolha do tipo de arroz. Como foi citado, a melhor opção é a versão que possua fibras, já que a mesma retardará o processo digestivo e então como consequência, a glicose subirá mais lentamente após a refeição, exigindo uma dose menor de insulina para equilibrá-la.

arroz integral

Realmente, o arroz integral é mais nutritivo e contém mais fibras, e acrescentá-lo na dieta pode trazer benefícios.

não tem problema algum consumir arroz e feijão com o diagnóstico de gastrite. Evitar alimentos condimentados, pimenta, café, chocolate, fritura, molho de tomate e alimentos carminativos.

Veredito final: qual o melhor arroz? Conforme explicamos, o arroz integral é, sim, considerado mais saudável do que o arroz branco, mas isso não significa que ele é menos calórico. Na verdade, quando comparamos os dois produtos levando em consideração apenas o valor calórico, não são encontradas diferenças relevantes.

O arroz integral e outros alimentos integrais serão sempre a melhor escolha pela presença das fibras que irão diminuir a velocidade de absorção do carboidrato presente no alimento. O feijão é uma excelente fonte de fibras solúveis, e o cuscuz é pobre em fibras então elevaria muito facilmente a sua glicemia.

O arroz branco tem um índice glicêmico mais alto, o que significa que seus carboidratos se convertem mais rapidamente em açúcar no sangue do que o arroz integral. Maior ingestão de arroz branco pode resultar em um maior risco de diabetes tipo 2.

O arroz polido é o que possui o maior índice glicêmico (81), seguido do arroz integral (79) e por fim do arroz parboilizado (68). “Índice glicêmico, basicamente é a capacidade que um alimento tem de elevar a quantidade de glicose sanguínea.

Quem tem colesterol alto pode comer arroz? Comer muito qualquer tipo de alimento, incluindo o arroz, aumenta os riscos de desenvolver colesterol alto. No caso do arroz, é mais indicado optar pela versão integral.

No entanto, se consumido com moderação e em conjunto com outros alimentos que ajudam a controlar a glicemia, pode fazer parte da dieta de quem tem diabetes. Em resumo, o melhor arroz para diabéticos é o arroz integral ou o arroz parboilizado, devido ao seu baixo índice glicêmico e alto teor de fibras e nutrientes.

Deixe cozinhar em fogo alto sem tampar. Quando começar a sumir as bolhinhas de água entre os grãos de arroz cozido, retire a panela do fogo. Escorra o arroz até parar de sair aquele caldo branco que é o que deixa o gosto forte no arroz parbolizado.