Quais os benefícios do risoto?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

Rico em nutrientes, como vitaminas A, C e do complexo B e minerais como zinco, sódio e potássio. Entre seus benefícios, é possível obter a melhora da nutrição dos músculos graças ao zinco. Além disso, as vitaminas do complexo B presentes ajudam a melhorar a qualidade do sono.

O risoto de quinoa é uma excelente opção para incluir na dieta, principalmente na refeição pós-treino. É uma fonte de energia e fibras que ajudam na recuperação do seu corpo após um treino pesado. A quinoa é um cereal rico em nutrientes que pode ser facilmente incluído na sua alimentação.

A principal diferença entre os pratos está relacionada ao tipo do arroz. Para o carreteiro, normalmente é utilizado o arroz agulhinha, enquanto para o risoto o mais comum é o arbóreo. O preparo também muda: no risoto, a água deve ser acrescentada aos poucos para que ele solte bastante amido.

Benefícios do Arroz Arbóreo Italiano:
o Arroz Arbóreo é rico em fibras e potássio, estudos mostram que o consumo de alimentos integrais reduz o risco de câncer e infarto. Arroz parboilizado: lotado de vitamina B, importante para afastar as doenças cardiovasculares.

Ou seja, no quesito calorias, os dois também são quase idênticos. Você pode, então, optar por aquele que está mais a fim de comer no dia. Lembre-se apenas de combinar o escolhido com quantidades adequadas de outros nutrientes — e, se possível, contar com a ajuda de um profissional.

Quem tem colesterol alto pode comer arroz? Comer muito qualquer tipo de alimento, incluindo o arroz, aumenta os riscos de desenvolver colesterol alto. No caso do arroz, é mais indicado optar pela versão integral.

De origem italiana, a palavra risotto significa, literalmente, “pequeno arroz” ou “arrozinho”. Assim como a maior parte dos pratos que surgiram há muito tempo, existem várias histórias e lendas sobre a origem do risoto.

A origem do rissole
A origem da palavra "rissol" remonta ao termo francês "rissoler", que significa refogar. No entanto, é importante destacar que o rissol tem suas raízes em Portugal, onde a criação de salgadinhos é considerada tanto uma tradição quanto uma verdadeira forma de arte culinária.

Entre os vinhos mais indicados para o preparo do risoto, estão a Sauvignon Blanc e a Chardonnay.

integral

Dentre os tipos de arroz, o integral é o mais nutritivo, rico em vitaminas, minerais e fibras. Isso acontece porque mantém a sua camada externa e possui o índice glicêmico menor, ou seja, altera menos a glicose sanguínea.

O arroz integral possui boas quantidades de fibras em sua casca que proporcionam saciedade, ou seja, você comerá menos, além de auxiliar no bom funcionamento do intestino, funções essas que são extremamente importantes para o emagrecimento.

O arroz integral tem um índice glicêmico mais baixo que o arroz branco, o que significa que é digerido mais lentamente e tem menos impacto no açúcar no sangue.

Para risotos como prato principal, calcula-se uma média de 120 gramas por pessoa e mais 50 gramas de uma proteína. Agora, se o arroz ou a lentilha foram o acompanhamento, uma projeção de 50 gramas por pessoa é mais do que suficiente.

Prato fundo ou prato de sopa
O prato ideal para servir pode, além de valorizar a comida, dar mais conforto ao convidado na hora de saboreá-la. Por isso, a louça pra servir risotos pode ser o prato fundo. Tradicional, ele apresenta uma borda e geralmente mede de 23 a 24,5 cm.

100 g

Mas se o arroz for servido como prato principal (receita de risoto, galinhada), a quantidade de arroz para uma pessoa é de 1/2 xícara de chá de arroz cru, aproximadamente 100 g. Lembrando que o arroz quase triplica seu tamanho após o cozimento, então 100 gramas de arroz cru equivalem a 260-280 gramas de arroz cozido.

Para responder esta pergunta, é preciso analisar os dois alimentos separadamente. Ao compararmos exclusivamente as calorias, uma xícara de arroz branco cozido contém 203 cal, contra 181 cal da mesma quantidade de feijão cozido. Sendo assim, do ponto de vista calórico, o arroz engorda mais do que o feijão.