O que harmoniza com risoto de carne?

Perguntado por: apinhos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

O queijo coalho pode ser uma opção interessante de acompanhamento para Risoto de Carne Seca. Essa é uma ótima forma de mostrar toda a mistura da culinária brasileira em um prato sofisticado e saboroso, além de variar o preparo da receita de risoto com um queijo diferente.

Os ingredientes utilizados no risoto é que vão determinar qual o melhor vinho para a harmonização Os brancos e rosés costumam acompanhar bem a maioria dos risotos. Mas as receitas com carne, linguiça ou cordeiro aceitam tintos leves, como o Merlot e o Pinot Noir..

Risoto de carne: vinho tinto e encorpado, como Pinot Noir; Risoto de queijo: vinho branco; Risoto de frutos do mar: vinho tinto, como Merlot, ou branco, como Sauvignon Blanc; Risoto de legumes: vinho branco, como Chardonnay.

Entre os vinhos mais indicados para o preparo do risoto, estão a Sauvignon Blanc e a Chardonnay.

Muito versátil, o Risoto de Frango acompanha tanto vinhos rosés, quanto vinhos brancos. Se optar por um branco, aposte na uva Riesling, que dá origem a rótulos muito aromáticos. Agora, entre os vinhos rosés, os favoritos são os rótulos oriundos da região de Provence, no sul da França.

Risoto de cogumelos
Mas prato tem estrutura, cremosidade, muita intensidade de sabor… Seria tarefa fácil para um Malbec bem estruturado e igualmente saboroso como o Cobos Felino Malbec.

Risotos. Risotos são preparações leves, mas que podem ter acompanhamentos mais pesados. É muito comum a utilização de vinho no cozimento do arroz. A bebida facilita o processo de gelatinização do amido, dando um toque a mais amanteigado e sabor adocicado.

Prato fundo ou prato de sopa
O prato ideal para servir pode, além de valorizar a comida, dar mais conforto ao convidado na hora de saboreá-la. Por isso, a louça pra servir risotos pode ser o prato fundo. Tradicional, ele apresenta uma borda e geralmente mede de 23 a 24,5 cm.

Uma Imperial IPA, que é mais alcoólica e amarga, ou uma Tripel caem muito bem. Vai depender do acompanhamento do risoto – mas uma cerveja 'coringa' nesse tipo de situação é a Pale Ale, com notas mais maltadas.

Cachaça, Martini, Vermute, Fernet, Rum, Conhaque, etc.. Use cerca de 1 colher de vinagre de vinho tinto ou vinagre balsâmico para cada copo de vinho.

arroz Arbóreo

O arroz Arbóreo é o tipo mais popular quando vemos receitas de risoto. Seus grãos são bastante densos e combinam com receitas que levam maiores quantidades de carne em seu preparo. O tempo de cozimento vai de 14 a 17 minutos.

Como escolher o vinho ideal para o risoto
Brancos, rosés e espumantes para vegetais, legumes, carne branca, peixes e frutos do mar; e tintos para carne vermelha e embutidos.

Risotos. O risoto é um prato de origem italiana à base de arroz "saborizado" com outros ingredientes, como queijo, vegetais, carnes e cogumelos. O vinho branco seco entra para corrigir acidez e proporcionar maior complexidade de sabores ao prato.

Cabernet Sauvignon

Para filés, você pode procurar um vinho tinto Pinot Noir. Para o contrafilé, busque um Cabernet ou um Syrah. E para filé da costela, procure Cabernet ou Chianti. Para outros cortes de carne vermelha, recomendamos a escolha de um vinho tinto Cabernet Sauvignon ou Syrah.

vinhos tintos

Irresistível, o risoto de bacon tem um pouco mais de gordura e, portanto, vai bem com vinhos tintos mais encorpados ou até mesmo um espumante brut, para equilibrar o paladar.

Pinot Noir

Na hora de degustar o frango com vinho, vale a regra: para carnes brancas e magras, vá de vinhos tintos leves. A combinação certeira é com o Pinot Noir, uma uva elegante tradicional na França que dá origem a uma bebida delicada, complexa e muito aromática.