Quantos tipos de spirulina existem?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 16 votos

Existem 4 tipos de spirulina no mercado: em tabletes, cápsulas, pó ou em flocos. As versões em tabletes e cápsulas são as mais práticas para o dia a dia, pois basta ingerir com um copo de água. Além disso, você não sente o sabor marcante e característico da spirulina.

Existem diferentes espécies, mas 3 delas são as mais estudadas e utilizadas pelos benefícios terapêuticos e nutricionais que proporcionam, são elas: Spirulina platensis , Spirulina maxima e Spirulina fusiformis.

A spirulina é uma cianobactéria, muito utilizada como um suplemento natural pela sua grande concentração de nutrientes. Apesar de ser conhecida como alga, essa informação não é verdadeira: cianobactérias são procarióticas, ao contrário das algas, que são eucarióticas.

Uma importante diferença para a Spirulina verde tradicional é que além de a spirulina azul possuir maior quantidade de antioxidantes, ela não possui o sabor residual que lembre peixe, sendo assim mais palatável, tendo maior aceitação para a inclusão no dia a dia.

- Saber a procedência é fundamental, pesquise o site do fabricante e observar a politica e controle de qualidade empregado. Fabricantes de boa reputação normalmente anunciam que seus nutrientes são de alta pureza.

Ação detoxificante, desintoxicando o organismo, combatendo inflamações e fornecendo nutrientes essenciais como vitaminas e minerais. – Proporciona maior energia, vitalidade e disposição. – Auxilia na resposta saudável á inflamações pós exercício. – Antioxidante.

A spirulina em pó é mais barata e pode ser achada com sabores diferentes. Porém, você pode ter dificuldade em dosar da forma correta. Já os tabletes e cápsulas são um pouco mais caros, mas bem mais convenientes e a quantidade consumida é melhor controlada. Por fim, esteja atento ao fabricante e à loja revendedora.

A suplementação de 1 g por dia da alga azul por 12 semanas demonstrou ser eficaz na modulação do peso corporal e do apetite. Essa supressão do apetite se deve principalmente ao aminoácido L-fenilalanina presente na Spirulina, o que já foi demonstrado em estudos.

Da mesma maneira, outra diferença que se destaca entre as duas é que a azul apresenta uma maior quantidade de anti-oxidantes, além do sabor mais agradável e que é mais saboreado por muitas pessoas. Por outro lado, a spirulina verde apresenta um sabor mais acentuado, assim como o cheiro, que lembram peixe.

Para que serve spirulina? A spirulina serve para melhorar o perfil lipídico, reduzir a pressão arterial, tratar a anemia, diabetes e rinite alérgica, além de possuir propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anticâncer, contribuir para a resistência muscular e para a perda de peso.

3 g

A spirulina só deve ser consumida sob orientação de um nutricionista ou médico. A indicação diária é de 500 mg a 3 g, sendo que ela deve ser ingerida cerca de 40 minutos antes das grandes refeições (café da manhã, almoço ou jantar).

A chlorella é superior em calorias, omega-3, provitamina A, riboflavina (B2), selênio, vitamina C. Já spirulina possui menos calorias, mas ainda contém uma grande quantidade de riboflavina (B2), tiamina (B1), vitamina E, ferro, fósforo, manganês, iodo.

O que é e para que serve a Puravida Spirulina Premium? A Puravida Spirulina Premium é um suplemento alimentar vegano composto 100% por spirulina, uma microalga que possui alta concentração de vitaminas, minerais, proteínas e outras substâncias importantes para o organismo.

Mesmo que sejam raros, a spirulina possui alguns efeitos colaterais, como dores de cabeça, náuseas, diarreia e vômito. ela também pode desencadear reações alérgicas quando ultrapassadas as doses recomendadas. Na dúvida, sempre consulte um especialista.

O cultivo de spirulina na água pura pode não dar grandes resultados. Para conseguir uma colônia farta, adicione minerais específicos à água. Não precisa ser um especialista: é possível comprar minerais para alimentar a colônia em lojas de produtos naturais e orgânicos ou na internet.

A Spirulina deve ser ingerida meia hora antes das duas principais refeições do dia, como café da manhã e almoço, preferencialmente. É importante saber que o consumo com água ajuda na absorção máxima dos nutrientes e, por isso, é recomendado sempre tomar junto com um copo de água.