Quantos porcento de grafeno tem no Brasil?

Perguntado por: asoares2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Voltando à tabela periódica, temos toda ela aqui no Brasil. Inclusive naquilo que é raro. Temos aí, por volta de 1/3 das reservas de grafite, ou grafita, em vários estados. Temos, aproximadamente, 97% do Nióbio, que casado com grafeno, realmente vão revolucionar o destino da humanidade", disse.

Dados do Ministério de Minas e Energia (MME), obtidos por meio de um estudo do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), mostram que o país possui a terceira maior reserva de grafita natural do mundo, com cerca de 70 milhões de toneladas.

Brasil tem terceira maior reserva de grafeno
Segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o país tem a terceira maior reserva de grafite do mundo e, por isso, tem vantagem na corrida por este que é considerado o mineral do futuro.

Brasil

Segundo relatório produzido em 2012 pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), em poucos anos, o mercado do grafeno deverá ser um dos mais rentáveis do mundo, tendo potencial de atingir até 1 trilhão de dólares em 10 anos. Além disso, o Brasil detém as maiores reservas de grafeno do mundo.

Um dos principais núcleos de estudo e desenvolvimento de Grafeno no Brasil é realizado em São Paulo pela Universidade Mackenzie.

Uma das fábricas pioneiras do material no Brasil é da estatal Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), resultado do Projeto MGgrafeno, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN).

A produção da China foi responsável por 65,0% da produção total mundial, seguida pela Índia que produz 12,5%, Brasil, com produção de 5,2% (mantendo o terceiro lugar na produção mundial). No Brasil as principais reservas estão localizadas nos estados de Minas Gerais, Ceará e Bahia.

Sobre o grafeno
Entre os produtos que utilizam essa matéria-prima estão coletes à prova de bala, tintas anticorrosivas, autolimpantes e antibacterianas, tecidos, capacetes para motoqueiros, vergalhões para a construção civil, baterias, entre outros.

Fica bem claro que o grafeno tem propriedades incríveis, mas existe um motivo dele não ter sido amplamente adotado pela indústria. Esse material ainda é extremamente caro para se produzir em grandes quantidades.

R$303,1240% desc.