Qual a polêmica da Campanha da Fraternidade 2023?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Campanha da Fraternidade 2023 é criticada por cristãos de direita: "Comunismo" Com o tema “Fraternidade e fome”, a Campanha da Fraternidade de 2023 , lançada oficialmente na manhã desta quarta-feira, 22, foi alvo de críticas por parte de cristãos extremistas de direita.

A Campanha da Fraternidade 2023 propõe refletir o tema da fome a partir da perspectiva cristã entendendo, sobretudo, que não existe fé sem obras e que qualquer discurso religioso sem uma prática de vida coerente torna-se estéril e vazio.

Partilha, reconciliação, saúde, trabalho, justiça, família, esperança e até tráfico humano já foram tema.

A mobilização contra a Campanha da Fraternidade de 2023 é liderada por influenciadores digitais ligados ao bolsonarismo e por uma entidade ultraconservadora católica que ficou famosa ao tentar censurar na Justiça um especial de Natal do grupo humorista Porta dos Fundos em 2020.

A coleta da Campanha da Fraternidade é realizada em todas as dioceses do país e os recursos arrecadados são destinados a projetos sociais e pastorais das próprias dioceses e, também, de outras regiões do país.

“Mais do que apenas constatar, compreender e denunciar a triste e vergonhosa atual situação de fome no Brasil, a CF nos convida ao agir, a fazer o que for possível, para que essa triste situação seja extinta.

A Campanha da Fraternidade surgiu em 1964 como uma proposta da CNBB à igreja Católica para celebrar a Quaresma, período entre Carnaval e a Páscoa. A ideia é "exercitar a caridade associada à reflexão e ação sobre um tema específico", segundo a CNBB.

Fraternidade e fome

Nessa versão, o material pode ser lido na web e em dispositivos digitais, como tablet, smartphones e leitores digitiais, os eReaders. O texto-base é o principal material para estudo da Campanha da Fraternidade 2023, que apresenta como tema “Fraternidade e fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16).

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lançou nessa Quarta-feira de Cinzas (22) a Campanha da Fraternidade de 2023 com o tema “Fraternidade e fome”, em um apelo para os católicos assumirem suas responsabilidades ante a situação da fome no Brasil.

Neste ano, a Campanha convoca todos a considerar a fome como referência para reflexão e propósito de conversão a partir do tema “Fraternidade e Fome” e o lema bíblico, extraído de Mateus 14, 16: “Dai-lhe vós mesmo de comer!”.