Qual a importância do amor fraternal?

Perguntado por: ljesus . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 11 votos

O amor fraternal valoriza a confiança mútua, havendo também um perfeito entrosamento entre as pessoas, porque são relacionamentos tranquilos e afetuosos, duradouras e estáveis, profundo e compromissado.

O caminho que podemos adotar para sermos mais fraternos começa por uma mudança de postura. Ela pode ser manifestada nos pequenos gestos, na gentileza do dia a dia, na pequena doação, na oração pelo próximo, no respeito às diferenças e em qualquer espaço que a pessoa estiver.

A fraternidade expressa a dignidade de todos os homens, considerados iguais e assegura-lhes plenos direitos (sociais, políticos e individuais).

O amor fraternal é literalmente o amor experimentado por irmãos. Mas na Bíblia o amor fraternal significa um sentimento de bondade e afeição que vai além dos laços sanguíneos.

Consideramos que a ação fraterna propicia ao ser humano a responsabilidade do cuidado com o outro e com o mundo em que vive, há um compromisso que se estabelece nas relações e nas ações de cada indivíduo mesmo na sua diversidade de pensamento e diferentes concepções de mundo sendo de extrema importância para a ...

A vida fraterna deve ser vivida intensamente por cada fiel. Ela acontece na celebração dos sacramentos, sobretudo da celebração de todos os sacramentos, de maneira especial na Eucaristia e no Sacramento da Reconciliação. Por meio dos sacramentos Deus reaviva nossa união com Ele e com os irmãos.

Fraternais é o plural de fraternal. O mesmo que: amigáveis, afáveis, afetuosos, amigos, amorosos, benéficos, caridosos, carinhosos, clementes.

Amor fraternal é um sentimento de carinho muito forte, de dedicação, de interesse pela figura do outro, gerando sentimentos positivos e construtivos, podendo até em certos momentos, levar o indivíduo a fazer grandes sacrifícios, que só sería capaz de fazer por ele mesmo.

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

5 dicas para viver a Campanha da fraternidade 2020 na família

  1. Reze em família. Toda boa ação parte da graça de Deus que age nos corações que se abrem. ...
  2. Visite um enfermo. ...
  3. Perdoe a quem te feriu. ...
  4. Faça um despojamento material. ...
  5. Visite uma instituição ligada aos pobres.

1 afetivo, carinhoso.

Caso haja pessoas boas necessitando das coisas básicas da vida, as escrituras dizem: “Se alguém tem os bens do mundo e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar a sua compaixão, como estará nele o amor de Deus?” [Ver I João 3:17.]

O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta – 1 Coríntios 13:4-7; - Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor – 1 João 4:8; - Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

O que é amor ao próximo? Amor ao próximo é ajudar o outro sem desejar nada em troca, é um ato de compaixão e empatia sem se deixar levar pelo orgulho. Sendo assim, amar ao próximo é se importar com a vida do outro e tratá-lo com respeito.