O que é solidariedade fraterna?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Para este autor, a fraternidade é “uma forma de solidariedade que se realiza entre “iguais”, ou seja, entre elementos que se colocam num mesmo plano”, como irmãos de uma única família humana.

No entanto, parece que a solidariedade não segue a mesma lógica da fraternidade. Podemos ser solidários(as) permitindo, no entanto, que as desigualdades permaneçam existindo. Somos solidários(as) com a causa do outro. A fraternidade, por sua vez, referencia-se com uma sociedade verdadeiramente igualitária.

Originada no Francês Solidarité, solidariedade significa se identificar com o sofrimento do outro e, principalmente, se dispor a ajudar a solucionar ou amenizar o problema. Ser solidário não é dar esmola porque a construção de uma sociedade mais justa é responsabilidade de todos.

O princípio da solidariedade está para o direito de família assim como o afeto está para o direito de filiação, através da valorização da paternidade socioafetiva. Representa dividir conversas, repartir carinho, conquistas, esperanças e preocupações; mostrar caminhos, aprender, receber e fornecer informação.

Como valor humano, baseado no princípio-mandamento cristão outorgado pelo Jesus, a fraternidade é a chave para evitar conflitos individuais e guerras de toda natureza; por conseguinte, é um pressuposto à construção da paz individual, coletiva e universal.

O que é Fraternidade:
Fraternidade é um termo oriundo do latim frater, que significa "irmão". Por esse motivo, fraternidade significa parentesco entre irmãos. A fraternidade universal designa a boa relação entre os homens, em que se desenvolvem sentimentos de afeto próprios dos irmãos de sangue.

Portanto, Durkheim, classificou as sociedades através da solidariedade, que possui dois tipos: solidariedade mecânica e solidariedade orgânica.

O que é Solidariedade:
Em muitos casos, a solidariedade não significa apenas reconhecer a situação delicada de uma pessoa ou grupo social, mas também consiste no ato de ajudar essas pessoas desamparadas. Ex: Depois do terremoto do Haiti, vários países enviaram ajuda financeira como demonstração de solidariedade.

Solidariedade é estar disponível para ajudar o próximo: buscar amenizar a dor, ter atitudes para o bem comum, se posicionar em favor do outro quando necessário. A solidariedade contribui para uma sociedade mais justa e igualitária, de amor e comunhão, e está em várias esferas.

Assim, de modo geral, a solidariedade envolve empatia, colaboração, coletividade, união, igualdade, trabalho em equipe, humildade, respeito, diálogo, doação, interação e democracia.

O princípio constitucional da solidariedade, em termos de Direito Previdenciário, serve como meio de realização da dignidade da pessoa humana, de modo a atender aos fins da justiça social. equitativamente, as necessidades de desenvolvimento e de meio ambiente das gerações presentes e futuras.

São eles: direitos individuais e coletivos (artigo 5º da CF), direitos sociais (do artigo 6º ao artigo 11 da CF), direitos de nacionalidade (artigos 12 e 13 da CF) e direitos políticos (artigos 14 ao 17 da CF).