Por que a Campanha da Fraternidade foi criada?

Perguntado por: ubrites . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Esta campanha teve início em 1961, quando três padres que trabalhavam na Cáritas Brasileira, um dos organismos da CNBB, planejaram uma campanha para arrecadar recursos a fim de financiar as atividades assistenciais da instituição. À essa ação, eles batizaram de “Campanha da Fraternidade”.

História. No ano de 1961, três padres responsáveis pela Caritas Brasileira idealizaram uma campanha para arrecadar fundos para as atividades assistenciais. A atividade foi chamada Campanha da Fraternidade e realizada pela primeira vez na quaresma de 1962, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Dom Eugênio de Araújo Sales

A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, RN, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.

Com o intuito de animar o povo fiel nesse itinerário ao encontro do Senhor, a Campanha da Fraternidade deste ano propõe que voltemos o nosso olhar para os nossos irmãos mais necessitados, afetados pelo flagelo da fome. Ainda hoje, “milhões de pessoas sofrem e morrem de fome.

dia 2 de abril

Este ano, acontece no dia 2 de abril, Domingo de Ramos. A coleta da Campanha da Fraternidade é realizada em todas as dioceses do país e os recursos arrecadados são destinados a projetos sociais e pastorais das próprias dioceses e, também, de outras regiões do país.

A Campanha da Fraternidade possui uma dimensão fundamental na vida escolar e universitária. O tema da fome exige a responsabilidade social tornando a pessoa que estuda as ciências humanas e espirituais buscar também ações em favor das pessoas famintas nos diversos lugares e ambientes da vida humana.

O objetivo geral da CF 2002 foi “motivar a conversão das pessoas, da sociedade brasileira e da própria Igreja para a solidariedade, a justiça, o respeito e o amor, dando especial destaque, desta vez, aos povos indígenas.

Igreja em Renovação

E em 1964, foi lançada a Campanha da Fraternidade a nível nacional pela CNBB com o tema: “Igreja em Renovação”.

O cartaz escolhido foi produzido por Luiz Lopes Jr., de Brasília (DF). “Vemos no cartaz o mapa do Brasil, país considerado o celeiro do mundo, mas que carrega uma grande contradição: a fome é real e atinge hoje cerca de 33,1 milhões de Brasileiros.

Neste ano, a Campanha convoca todos a considerar a fome como referência para reflexão e propósito de conversão a partir do tema “Fraternidade e Fome” e o lema bíblico, extraído de Mateus 14, 16: “Dai-lhe vós mesmo de comer!”.

A Campanha da Fraternidade aponta para ações caritativas, ações de misericórdia, nas quais se fará o julgamento final das pessoas e dos povos. É impossível não fazer coisas boas diante da realidade brasileira da fome. Muitas paróquias, comunidades estão fazendo obras de amor, de caridade, de misericórdia.

810), a expressão fraternidade apresenta as seguintes definições, a saber: “parentesco de irmãos; irmandade; amor ao próximo; fraternização; e, união ou convivência de irmãos, harmonia, paz, concórdia, fraternização”.

Por isso, entre os gestos mais concretos da Campanha da Fraternidade, está a coleta deste Domingo de Ramos. Podemos fazer a nossa parte doando o resultado da nossa penitência durante a quaresma, aquilo que jejuamos e nos abstemos, ou mesmo, doar trabalhos sociais na nossa paróquia e comunidade.

A campanha é realizada pela igreja católica durante a celebração da quaresma com o objetivo de exercitar a caridade nas pessoas, além de alertar sobre as causas da fome e incentivar a partilha de alimentos.

Mais informações: *O CONIC é um Conselho Ecumênico formado pelas Igrejas Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil e Presbiteriana Unida do Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil e Sirian Ortodoxa de Antioquia.