Como se diz menino no Nordeste?

Perguntado por: rperes2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Piá, erê, curumim: como crianças são chamadas Brasil afora.

Cabrita = Menina ou menina-moça. Caixa-dos-peito = Caixa toráxica. Cangalha = Pessoa com as pernas arqueadas. Carão = Repreensão; bronca.

Pernambuco

  • Abestalhado: abobado, ignorante;
  • Arretado: alguém bravo ou algo bom;
  • Buliçoso: alguém que mexe nas coisas sem permissão;
  • Fuleiro: de baixa qualidade ou não confiável;
  • Gabiru: rato grande;
  • Mangar: rir de alguém;
  • Pantim: criar caso, dificuldade;
  • Tabacudo: bobo.

Essas formas ("moleque" e "garoto"), no Centro-Oeste, são as terceira e quarta mais produtivas, com 15,91% de produtividade para "moleque" e 8,52% para "garoto". Na Região Sul, por sua vez, destaca-se a variante "piá" (21,58%) como a terceira mais representativa.

O dialeto nordestino, também chamado simplesmente de “sotaque nordestino”, é a variante da língua portuguesa mais usada nos estados do Nordeste brasileiro, sendo o dialeto com maior número de falantes dessa região, com mais de 53 milhões de habitantes, sofrendo variações.

Mãinha é um regionalismo usado maioritariamente na região nordeste, em linguagem popular. Embora apenas se encontre dicionarizada em poucos dicionários, mãinha indica uma forma diminutiva e carinhosa da palavra mãe.

1. Dar um cheiro. Expressão nordestina que designa o ato de beijar, cheirando antes, carinhosamente, outra pessoa.

Arretado é daquelas gírias que conseguem reunir vários significados em uma só palavra. Pode ser usado para se referir algo que considera muito bom, legal ou bonito.

Paraíba. Uma expressão muito falada em toda região nordestina e, inclusive na Paraíba, é “massa”, que é quando se quer dizer que algo é bom, que está tudo bem. Só não deixe algum paraibano “invocado”, ou seja, bravo, para não ter problemas.

AMARRADO = Qualidade do pão duro; mesquinho; avarento; pirangueiro. ALPERCATA = Sandália de couro. APERRIAR = O mesmo que amolar, perturbar, desviar a atenção, encher o saco. ARENGAR = Tirar a atenção, pertubar.

Piá: usado para se referir a um garoto, adolescente ou entre amigos do sexo masculino. Quando usado na expressão "piá de prédio", a intenção é pejorativa: significa que o indivíduo é mimado. Posar: dormir na casa de alguém. Vina: salsicha para os curitibanos.

O termo "guri", assim como várias outras palavras, fazem parte do dialeto do gaúcho, indivíduo natural dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná, na região sul do Brasil.

12- Curumim – já essa gíria regional significa menino ou garoto.

Cada região do Brasil tem uma expressão que representa uma forma curta de interrogar ou confirmar algo, então com Pernambuco não seria diferente. Significado de Visse: Usado no Nordeste, principalmente em Pernambuco, como alteração fonética de viste. Também é usado como interjeição de reforço, sinônimo de viu.

Pau de arara (pré-AO 1990: pau-de-arara) é um meio de transporte irregular que ainda é utilizado no Nordeste do Brasil. Consiste em se adaptar nos caminhões para o transporte de passageiros, constituindo-se em substituto improvisado para os ônibus convencionais.