Como que as religiões contribuem para a vivência da fraternidade?

Perguntado por: ahernandes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 17 votos

Muitas religiões contribuem para a humanização das sociedades humanas quando buscam ajudar as pessoas a serem felizes e solidárias umas com as outras, bem como, quando promovem a defesa da vida, do bem comum, da justiça, da paz, da fraternidade e do respeito entre todos os povos.

As religiões podem também ensinar valores importantes, contribuindo com a humanização dos indivíduos, como por exemplo, a aceitação fraterna das pessoas, o exercício do diálogo, da valorização da vida, da caridade, da solidariedade, do sentimento do amor que se manifesta por meio de atitudes de respeito e carinho para ...

Na teologia da simplicidade, de Francisco de Assis, a fraternidade designa que todos somos irmãos. Seu pressuposto valorativo é a caridade e a solidariedade, especialmente aos pobres desamparados.

Assim, a fraternidade permite a formação de uma força pública capaz de criar a unidade de entre os cidadãos promovendo a sociedade como um novo sujeito de direito, com a necessidade de se criarem e aperfeiçoarem os sistemas de exercício e tutela dos direitos na contemporaneidade.

A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.

Muitas religiões contribuem para a humanização das sociedades humanas quando buscam ajudar as pessoas a serem felizes e solidárias umas com as outras, bem como, quando promovem a defesa da vida, do bem comum, da justiça, da paz, da fraternidade e do respeito entre todos os povos.

Partindo de uma pesquisa bibliográfica, concluiu-se que a religião tem importante função social, atuando na identificação e sentido de pertencimento da pessoa a um grupo, ao mesmo tempo que forma redes sociais e de escuta que fortalecem e apoiam os seus fieis na resolução de problemas.

A vida fraterna na comunidade paroquial
Neste sentido, é preciso livrar-se das hipocrisias, buscando viver a sinceridade uns com os outros. Cada um de nós possui suas limitações, defeitos e tendência ao egoísmo. No entanto, a vida fraterna paroquial é lugar onde podemos nos esforçar por combatê-los.

É olhar para o próximo com compaixão, acolher sem julgamentos, doar sem interesse e sentir a dor do outro como se fosse a de si mesmo.

A CF tem três objetivos permanentes: 1) despertar o espírito comunitário e cristão na busca do bem comum; 2) educar para a vida em fraternidade; 3) renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação evangelizadora, em vista de uma sociedade justa e solidária.

Consideramos que a ação fraterna propicia ao ser humano a responsabilidade do cuidado com o outro e com o mundo em que vive, há um compromisso que se estabelece nas relações e nas ações de cada indivíduo mesmo na sua diversidade de pensamento e diferentes concepções de mundo sendo de extrema importância para a ...

Significado de Fraternidade
substantivo feminino Relação de parentesco estabelecida entre irmãos; irmandade. Convivência afetuosa entre irmãos. Afeto demonstrado por quem não se conhece; amor ao próximo. Convivência equilibrada e agradável entre várias pessoas.

O que é Fraternidade:
Fraternidade é um termo oriundo do latim frater, que significa "irmão". Por esse motivo, fraternidade significa parentesco entre irmãos. A fraternidade universal designa a boa relação entre os homens, em que se desenvolvem sentimentos de afeto próprios dos irmãos de sangue.

É inegável a grande contribuição para o desenvolvimento humano, a partir disto, compreendemos que as religiões podem ser um significativo movimento em busca da harmonia, paz, progresso e dignidade humana.