O que é convivência fraterna em sociedade?

Perguntado por: iaraujo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 16 votos

O conceito de fraternidade está presente em diversas áreas da vida, desde a família até a sociedade como um todo, e é fundamental para a construção de uma convivência harmoniosa entre as pessoas. A fraternidade é um sentimento que envolve a solidariedade, a empatia, o respeito e a compaixão pelos outros.

Ser Fraterno é ser solidário com as pessoas que convivem conosco. Ser solidário com os filhos, ajudando-os nas atividades escolares. Ser a Mãe e o Pai mais presentes na casa, na comida, na família, na doença e até ser a filha(o) que precisa cuidar da mãe e do pai enfermos.

A fraternidade expressa a dignidade de todos os homens, considerados iguais e assegura-lhes plenos direitos (sociais, políticos e individuais).

Na teologia da simplicidade, de Francisco de Assis, a fraternidade designa que todos somos irmãos. Seu pressuposto valorativo é a caridade e a solidariedade, especialmente aos pobres desamparados.

Que ocorre entre pessoas unidas como irmãos: amor fraternal. Que revela ou mostra consideração, afeição ou amizade: relação fraternal. Caridoso; em que há ou demonstra caridade, benfeitoria: associação fraternal. Etimologia (origem da palavra fraternal).

É olhar para o próximo com compaixão, acolher sem julgamentos, doar sem interesse e sentir a dor do outro como se fosse a de si mesmo.

A vida fraterna deve ser vivida intensamente por cada fiel. Ela acontece na celebração dos sacramentos, sobretudo da celebração de todos os sacramentos, de maneira especial na Eucaristia e no Sacramento da Reconciliação. Por meio dos sacramentos Deus reaviva nossa união com Ele e com os irmãos.

5 dicas para viver a Campanha da fraternidade 2020 na família

  1. Reze em família. Toda boa ação parte da graça de Deus que age nos corações que se abrem. ...
  2. Visite um enfermo. ...
  3. Perdoe a quem te feriu. ...
  4. Faça um despojamento material. ...
  5. Visite uma instituição ligada aos pobres.

Se quisermos ter um mundo melhor, de todos os pontos de vista, seja social, político ou religioso, devemos praticar a cultura da fraternidade ali onde nós estamos: na família, na escola, na universidade, no trabalho, na vida pública, entre amigos ou pelas ruas.

No entanto, parece que a solidariedade não segue a mesma lógica da fraternidade. Podemos ser solidários(as) permitindo, no entanto, que as desigualdades permaneçam existindo. Somos solidários(as) com a causa do outro. A fraternidade, por sua vez, referencia-se com uma sociedade verdadeiramente igualitária.

Portanto, ser solidário consiste em ajudar o outro, com boas intenções e generosidade. Já a fraternidade consiste em uma responsabilidade reciproca, que emerge quando o ser humano não pode mais fundar sua vida no controle que tem sobre o seu ambiente, mas á obrigado a fundá-la sobre a relação com outro ser humano.

A solidariedade deve ser exemplo: compartilhe histórias de personagens solidários. Mencione as escrituras na sua fala, assim os alunos as percebem como parte do seu dia a dia. Proponha atividades em conjunto com outros grupos, incentivando a colaboração.

Acredito que é muito importante cultivar o respeito e a empatia em nossas relações interpessoais, desde a infância, e sempre buscar a compreensão mútua e o diálogo construtivo. O respeito ao próximo é um valor essencial para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna.

1 afetivo, carinhoso.

O vínculo fraterno contribui, assim, para a atmosfera de intimidade e manutenção da unidade familiar no sentido de perenidade dos vínculos.

adjetivo Relacionado com irmãos ou próprio destes: relação fraterna. Afetuosa; em que há ou expressa amizade, carinho, afeto, bondade.