Qual é a diferença do MAS É DO MAIS?

Perguntado por: gagostinho . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Qual a diferença entre mas e mais? A palavra "mas" é uma conjunção adversativa, possui o sentido de oposição. Já "mais" assume, em geral, a função de advérbio, significando em maior quantidade ou intensidade. "Mais" é o antônimo, ou seja, possui o sentido contrário, de "menos".

As palavras “mas” e “mais” têm som e grafia parecidos, mas seus significados são bem diferentes: “mas” pode ser usada como uma conjunção ou um substantivo, enquanto “mais” é usada como um advérbio.

Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.

A conjunção “mas” é considerada, pela gramática normativa, como uma conjunção adversativa, que serve de elemento de ligação contrapondo dois segmentos coordenados.

Mais ou mas: dica básica
É bastante simples: mas – é usado para dar ideia de oposição e contrariedade. mais – é indicativo de quantidade e intensidade.

Mas é uma palavra usada principalmente como conjunção adversativa, possuindo o mesmo valor que porém, contudo e todavia. Transmite uma noção de oposição ou limitação.

Aonde ou onde: Qual a diferença? Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Para que os alunos consigam reconhecer a diferença de uso entre as palavras com L ou U, é importante destacar que o "U" é usado no final da palavra quando ele sozinho é tônico: baú, Jaú. O "L" é usado quando a sílaba final total é tônica: afinal, legal, moral.

A forma correta de escrita da expressão é mau contato, formada com o adjetivo mau, escrito com u final:

  1. Carregador com mau contato;
  2. Equipamento com mau contato;
  3. Tomada com mau contato;
  4. USB com mau contato;
  5. ...

2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula. Exemplo: "O dia foi marcado, porém os alunos não poderão vir."

A vírgula é obrigatória quando a conjunção "mas" marca uma oração coordenada adversativa, que indica essa relação de oposição entre as unidades ligadas. A regra também vale para outras conjunções, como "porém" , "todavia" e "entretanto". Exemplos: Faz frio, mas não nevou.

Pode-se até dizer que essa conjunção fica elegante, talvez requintada, quando aparece no meio da oração (p. ex., “Ceder, porém, é preciso”), mas não que essa deva ser a regra. Quanto à segunda questão, de fato não convém iniciar parágrafo com porém, mas e senão, que são as adversativas por excelência.

Já "mais" assume, em geral, a função de advérbio, significando em maior quantidade ou intensidade. "Mais" é o antônimo, ou seja, possui o sentido contrário, de "menos". Para criar relação de oposição entre duas orações. Como sinônimo de porém, contudo.

Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?

Mormente, principalmente; além de que. Origem etimológica:latim quantus, -a, -um. Ver também resposta à dúvida: quando muito / quanto muito.

Sinônimos de “mas

  1. Contudo;
  2. Porém;
  3. Todavia;
  4. Entretanto;
  5. Ainda assim;
  6. Não obstante.