O que é a tesourinha?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Conhecidos no Brasil como tesourinhas ou lacrainhas e em Portugal como bicha-cadela ou raspelho, os dermápteros são insetos hemimetábolos e terrestres, com corpo alongado e presença de cercos geralmente em forma de pinça.

Por possuírem pinças no final do abdome, muitas vezes as tesourinhas são vistas como inimigas do homem, mas a ciência mostra que esses insetos são inofensivos aos humanos e ainda ajudam a controlar pragas como tripes, ácaros, pulgões, ovos de insetos, entre outros, nas residências e também no campo.

As tesourinhas são atraídas por umidade e vegetação e frequentemente são encontradas em frestas, sob troncos, pedras, folhas, etc.

O biólogo Hugo Bascunan explica que as traças geralmente aparecem em ambientes com alguma umidade e sujeira, pois procuram locais para se reproduzir. Por isso, é comum encontrá-las dentro de armários, guarda-roupas e gavetas, nas frestas de pisos e rodapés e também em paredes e cantos da casa.

O dermáptero (tesourinha ou lacrainha) é um inseto da família Dermaptera. Em grego, o termo “derma” significa “pele” e “pteron” quer dizer “asa”, aludindo as asas anteriores desses insetos, que são uma característica marcante desses bichos.

Apesar do formato assustador, que lembra um escorpião, a tesourinha é inofensiva para os seres humanos e também ajuda no controle de mariposas e suas larvas.

luteipes, alimentam-se de ovos e de lagartas pequenas da praga. Um adulto desse predador pode consumir cerca de 21 larvas pequenas por dia. Os ovos da tesourinha são colocados dentro do cartucho da planta, sendo que uma postura possui, em média, 27 ovos.

A tesourinha pertence à Ordem Dermaptera e possui outros nomes comuns.

O veneno das lacraias é muito pouco tóxico para o homem. Embora existam muitas lendas a respeito desse animal, não há, no Brasil, relatos comprovados de morte nem de envenenamentos graves em acidentes com lacraias. Os sintomas são dor forte e inchaço no local da picada.

Esses animais ficam sempre em ambientes úmidos. Então, a gente deve procurar aquelas paredes que ficam escuras, onde tem vazamento. Normalmente, nesses ambientes se criam os locais ideais para proliferação de lacraias e outros animais peçonhentos”.

Os pais preferem fazer seus ninhos em cerrado ralo. O tamanho da ninhada é de 1 a 3 ovos. A incubação leva, em média, 13,6 dias, e após 15 dias os ninhegos deixam o ninho.

As lacraias ou centopéias são animais peçonhentos, uma vez que possuem glândula de veneno e presas inoculadoras; podem produzir acidentes dolorosos.