Quantos oceanos existem no mundo?

Perguntado por: aapolinario . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 5 votos

Podemos notar que existem cinco oceanos: Atlântico, Índico, Pacífico, Glacial Ártico e Glacial Antártico, embora os dois últimos não sejam mais considerados como oceanos, e sim como grandes mares. Conheça a seguir as principais características de cada um deles.

Atualmente essa classificação foi modificada sendo os sete mares os oceanos: Pacífico Norte, Pacífico Sul, Atlântico Norte, Atlântico Sul, Índico, Ártico e Antártico.

Em 1915, ano em que iniciou suas atividades de mapeamento, a National Geographic identificou 4 oceanos no mundo: Atlântico, Pacífico, Índico e Ártico. Em 8 de junho de 2021 (considerado o Dia Mundial dos Oceanos), mais de 100 anos depois, a organização oficializou a existência de um quinto oceano, o Oceano Antártico.

Os cinco oceanos
Dessa forma, os oceanos, ou seja, a imensa massa de água salgada que cobre a Terra, foram divididos em cinco porções: oceano Ártico, oceano Antártico, oceano Atlântico, oceano Pacífico e oceano Índico.

O Oceano Pacífico é o maior de todos os oceanos. O Pacífico é o oceano que tem mais ilhas.

O Mar Ocidental é o Lago Chingai, o Mar Oriental é o Mar da China Oriental, o Mar do Norte é o Lago Baical e o Mar do Sul é o Mar da China Meridional. Dois dos mares eram simbólicos até serem ligados a locais genuínos durante as guerras da dinastia Hã com os Xiongnu.

Oceano Atlântico

Oceano Atlântico: conheça o oceano que banha o Brasil.

Considera-se que o planeta Terra possui seis continentes: América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida. A definição do termo continente não é um consenso entre os geógrafos. Pelo menos três versões podem ser consideradas.

Mares: são limitados ou cercados quase que totalmente pelos continentes; Oceanos: cercam os continentes e todas as massas de terras emersas. Mares: formas ou extensões dos oceanos em áreas intercontinentais ou próximas aos continentes; Oceanos: Muito maiores que os mares.

Pantalassa

Pantalassa (do grego, pan - "tudo" e thalassa - oceano), também conhecido como Panthalassa ou Oceano Pantalássico, era o outrora vasto oceano global que rodeava o supercontinente Pangeia, durante as eras do Paleozóico e início do Mesozóico.

Oceano Atlântico

Como mencionamos, o Brasil é banhado apenas pelo Oceano Atlântico. Uma curiosidade é que o nome dele tem relação com o deus Titã da mitologia grega “Atlas”. Trata-se de um oceano de grande relevância no viés comercial e na história mundial.

oceano Glacial Ártico

O oceano Glacial Ártico é o menor oceano em extensão territorial do mundo. Está localizado no Hemisfério Norte do planeta Terra, em uma zona de clima Polar, marcado pelas baixas temperaturas. Ele banha a porção norte da Europa, Ásia e América.

Oceano Pacífico

Então, qual será a profundidade máxima que um oceano na Terra pode ter? A maior profundidade já registrada no oceano é a de 10.984 metros, na Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico.

O oceano mais perigoso do mundo é o Oceano Pacífico. Este gigante ocupa 1/3 da superfície de todo o planeta. As correntezas são ferozes, os animais aquáticos são selvagens, isso sem falar na profundidade das águas. O que nos parece inofensivo, na verdade, é uma fonte de perigos infindáveis.

Aliás, a água mais salgada do mundo é justamente a de um lago, que, no entanto, recebe o nome de “mar” ou, mais precisamente, Mar Morto, que é abastecido pelo Rio Jordão. O Mar Morto é tão salgado que nenhum ser vivo pode viver nele, exceto um tipo muito específico de bactéria.

Enquanto o que é considerado o oceano profundo se estende de 1.000 metros a 6.000 metros abaixo da superfície, as trincheiras do fundo do mar podem chegar a 11.000 metros, de acordo com a Woods Hole Oceanographic Institution, em Massachusetts.