Por que não conhecemos tão bem o fundo do mar?

Perguntado por: efelix . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 8 votos

Podemos concluir que o maior motivo para não explorarmos tanto o oceano é a limitação tecnológica, além de ser muito caro e trabalhoso. Cerca de 90% do oceano ainda não foi mapeado e conhecemos apenas 1/3 da biodiversidade marinha.

Pressão debaixo d´água
Como é possível perceber, o nível de pressão nos pontos mais profundos dos oceanos inviabiliza o estudo e a exploração dessas regiões de maneira adequada. Consequentemente, há uma enorme dificuldade em conhecermos os oceanos e todos os mistérios que estão neles escondidos.

Até hoje, só conhecemos 5% dos oceanos, ou seja, somente 35% da superfície terrestre é conhecida por nós. Portanto, 65% do universo submarino segue sendo um mistério para a humanidade. Pela lógica, várias espécies de animais estão por lá, só nos esperando, para que os conheçamos e os admiremos.

Composição do fundo do oceano
Assim como na plataforma continental, os materiais que recobrem essa região são predominantemente areia, rochas e lama — composta por sedimentos minerais e restos de organismos marinhos.

Em termos do que podemos ver no universo, exploramos aproximadamente a mesma quantidade de oceanos que exploramos o universo. À medida que a tecnologia continua avançando, provavelmente descobriremos mais. Quem sabe quais descobertas nos aguardam e como elas desafiarão nossa visão do mundo natural?

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10. jan. 2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e. A novidade foi apresentada na 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle.

de 1958 a 1978

porque a NASA parou de explorar o oceano? Durante duas décadas, de 1958 a 1978, a NASA dedicou se à exploração do fundo do mar, desvendando os segredos e mistérios das profundezas.

Pacífico: ponto Challenger Deep, na Fossa das Marianas, com 10.984 metros. Atlântico: ponto Milwaukee Deep, na Fossa de Porto Rico, com 8.378 metros.

A maior profundidade já registrada no oceano é a de 10.984 metros, na Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico.

A Terra é envolta de uma enorme massa de água. Essa água divide-se em oceanos, mares, lagos, rios, águas subterrâneas.