Qual é a cobra mais mansa do mundo?

Perguntado por: aalbuquerque . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 7 votos

Cobra Falsa Coral ou Cobra do Leite (Lampropeltis triangulum)

A mais popular e mais calma delas é a subespécie hondurensis.

Também chamada de “Píton Bola”, por se enrolar em si mesma para se proteger de ameaças, a Píton Real é apreciada por ser bastante tranquila e discreta, características que a torna uma boa cobra de estimação. Ela pode medir entre um e dois metros e é bem fácil de manusear.

A Cobra do Milho é uma das melhores espécies de cobras para iniciantes.

A criação desses animais é permitida no Brasil apenas para algumas espécies, consideradas não-peçonhentas – cobra do milho, falsa coral, gopher, píton real e a jiboia.

O Urutu Cruzeiro (Bothrops alternatus) é uma espécie peçonhenta de viperídeos muito agressiva. Seu bote é muito rápido e o Urutu pode dar vários botes em sequência, o que pode dar a sensação de perseguição para quem tem o desprazer de receber investidas deste bicho.

cobra-papagaio

A cobra-papagaio também está entre as cobras mais bonitas do mundo, conhecida por diversos outros nomes, como boa-arborícola-esmeralda, jiboia-verde, araramboia e periquitamboia.

A coral verdadeira é a mais venenosa, embora cause apenas 1% dos acidentes com cobras no país. Em segundo lugar, está a cascavel; em terceiro, a surucucu pico-de-jaca; e, em quarto, a jararaca, responsável por mais de 80% dos acidentes no Brasil.

Considerada a maior cobra do Brasil, a sucuri pertence ao gênero Eunectes. Ou seja, o seu nome não designa um único animal, mas quatro espécies – três delas podem ser encontradas em território brasileiro.

Há quem recomende plantar no quintal certos tipos de plantas capazes de espantar cobras. Entre as espécies vegetais citadas, estão arruda, manjericão, capim-limão, cactos e citronela.

jararaca

A jararaca, um dos quatro principais gêneros de serpentes peçonhentas que podem ser encontrados no Brasil, é considerada a cobra mais perigosa no País. Isso porque 87% dos acidentes com serpentes são causados por jararacas, de acordo com dados do Instituto Butantan.

Taipan-ocidental: a cobra mais venenosa do mundo
Encontrada na região centro-oriental da Austrália, a taipan conta com um veneno tão potente que é capaz de matar até 100 pessoas com uma única gota, diz a NLM.

As cobras seriam uma excelente opção para estas pessoas, uma vez que não necessitam de espaço para se exercitarem, não emitem sons e têm um comportamento pacato. Elas também podem conviver tranquilamente com crianças, mas, só devem ser manejadas por adultos, para que não haja acidentes.

Segundo a veterinária de animais exóticos Marcela Ortiz, que tem uma cobra e um bebê de 50 dias em casa, os riscos de alguma transmissão de bactérias são mínimos, se o animal estiver saudável e tiver acompanhamento do veterinário. “As serpentes criadas em cativeiro não são peçonhentas, ou seja, não injetam o veneno.

O veterinário também explica que apenas espécies não-peçonhentas são permitidas para adoção, por exemplo a jiboia, a píton-real e a falsa coral, desde que elas sejam criadas em cativeiros legalizados.

píton-reticulada

A píton-reticulada é a cobra mais comprida do mundo. Atualmente, a maior cobra viva (que se conseguiu medir) é uma píton-reticulada chamada Medusa. Ela tem 7,67 metros de comprimento e vive em uma “casa assombrada”, centro de espetáculos, nos Estados Unidos. Isso, sim, é um susto!