Tem alguma cobra que voa?

Perguntado por: ifernandes . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 13 votos

São ou não são bichos geniais? E sabe aquele ditado que diz que Deus não dá asas à cobra? Pois tem cobra que não está nem aí e dá um jeito de voar mesmo assim! A cobra voadora é uma espécie de serpente que vive no sudeste de Ásia.

Chrysopelea Paradisi

A "cobra voadora" em questão é da espécie Chrysopelea Paradisi são capazes de planar pelo ar ao saltarem em direção de árvores. Mas para o alívio de muitos brasileiros, essa espécie costuma habitar somente no sul e sudeste da Ásia.

Existem cinco espécies de cobras voadoras, e todas fazem parte do gênero Chrysopelea. Pesquisadores hoje acreditam entender como essa cobra pode planar pela selva ao invés de rastejar pelo chão.

A jaquiranaboia não tem veneno algum, nem é perigosa. Alimenta-se da seiva de árvores, e é incapaz de ressecá-las. Mas por que a chamam de “serpente com asas”? A cabeça da jaquiranaboia possui um tipo de tromba, cujo formato lembra a cabeça de uma cobra.

De acordo com o agente florestal, essa espécie tem a habilidade de ficar “em pé”. Sobre isso, ele comentou: “A cobra-real pode literalmente 'se levantar' e olhar nos olhos de uma pessoa adulta e, quando confrontada, ela pode levantar até um terço de seu corpo do chão.”

Taipan

Taipan-do-interior (Oxyuranus microlepidotus)
É a cobra mais perigosa para a nossa espécie, e um dos animais mais perigosos do planeta. Mas pode respirar tranquilamente.

A cobra preta — e até de outras colorações — que mama é mito, pode se tranquilizar! Até porque, esse animal é um réptil, não tendo glândulas mamárias nem a capacidade de produzir leite para amamentar suas crias. Inclusive, a alimentação da cobra é baseada em outros bichos, como aves, anfíbios, roedores etc.

Durante o dia, elas utilizam seus olhos, que funcionam de maneira muito similar a nossa: com os cones e bastonetes. Mas, diferente dos humanos, as cobras, só enxergam em tons de verde e azul. Contudo, não pense que as cobras enxergam mal, pelo contrário. Este esperto animal deu um jeito de compensar sua limitação.

A coral verdadeira é a mais venenosa, embora cause apenas 1% dos acidentes com cobras no país. Em segundo lugar, está a cascavel; em terceiro, a surucucu pico-de-jaca; e, em quarto, a jararaca, responsável por mais de 80% dos acidentes no Brasil.

Cobra papagaio (Corallus caninus)
Serpente arborícola não-peçonhenta, habitante da Floresta Amazônica.

Caso consiga localizar o local da picada, faça a higienização com água oxigenada e aplique pomada antibiótica.

Exemplo disso é manter portas e janelas fechadas ou usar barreiras com redes que impeçam o acesso delas. Espalhe amônia ou enxofre: em alguns casos é recomendado o uso de certos repelentes químicos para cobras, como o enxofre e a amônia.