Qual é o predador da mamba-negra?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 9 votos

Mambas-negras juvenis também são predadas por outras espécies de serpente, como a Limaformosa capensis. Outros predadores conhecidos são os mangustos, pequenos mamíferos carnívoros que possuem certa resistência ao veneno da mamba e geralmente são ágeis o suficiente para evitar uma mordida.

Os gambás nem sentiam e seguiam devorando as serpentes. Para mostrar que esta proteção é natural do gambá, os especialistas fizeram o mesmo teste em filhotes de gambás e de cobras. O resultado foi o mesmo, provando que esse comportamento já está incorporado geneticamente: os filhotes já nascem imunes.

mangusto

O mangusto é um mamífero carnívoro conhecido pela sua habilidade de caçar e lutar com animais perigosos, como as serpentes. Apesar de serem pequenos e parecerem inofensivos, eles geralmente ganham essa batalha.

O mangusto cinza indiano (nevla) é particularmente conhecido por gostar de lutar e comer cobras venenosas.

O animal que come a cobra na cadeia alimentar é, geralmente, a águia e outras aves de rapina, como corujas e gaviões. Outros animais que comem cobras são a galinha d'angola , seriema , guaxinins e texugos (que elas também se alimentam), alguns lagartos e espécies de répteis.

LOUVA-A-DEUS

Você provavelmente já notou que, tanto no cinema, como na vida, o personagem mais quieto e normal é geralmente o vilão.

polvo-de-anéis-azuis

Animal mais venenoso do mundo, polvo-de-anéis-azuis ataca mulher na Austrália. No último dia 16, na Austrália, uma mulher foi atacada duas vezes pelo polvo-de-anéis-azuis, simplesmente o animal mais venenoso do mundo.

O sistema imune do cavalo é estimulado a fabricar uma grande quantidade de anticorpos contra o veneno, que quando são ejetados na pessoa que foi picada, neutraliza o efeito do veneno. Ótima saída da ciência não é?! Ouça o programa para saber mais sobre esse assunto!

Surucucu pico de jaca (Lachesis muta)
É a maior serpente peçonhenta das Américas. Pode ultrapassar 4 metros de comprimento. Vive em matas primárias e, diferentes dos outros viperídeos (família de serpentes venenosas) brasileiros, são ovíparas.

A águia, que se alimenta da cobra, ocupa o quarto nível trófico, o de consumidor terciário (carnívoro).

naja

A naja se alimenta basicamente de roedores e, apesar da fama de má, a serpente não ataca os seres humanos, ela apenas se defende quando sente-se ameaçada.

A cascavel vingativa confirma a ideia do animal desgarrado, solitário e agonístico ao mesmo tempo em que se apresenta como notável exceção. A serpente parece condensar, a despeito das suas diferenças, as potencialidades ofensivas de todas as outras.

As serpentes andam em pares e se uma for morta, outra vem se vingar? Mais de uma serpente pode viver em uma mesma área se existir recursos, como alimentos. Mas isso não significa que são “companheiras”. Outra possibilidade para a origem desse mito tem relação com à reprodução.

Predadores – mamíferos como o quati, o gambá e o mão pelada, além de aves como garças, o gavião carcará e falcões.