Onde se fala ocê?

Perguntado por: obrito . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 3 votos

Segundo este dicionário, ocê usa-se no Brasil e em Cabo Verde, e cê, só no Brasil, quer num caso quer noutro, sempre em situação informal. Atenção, que não se trata de diminutivos; são antes formas que resultaram da supressão de sons em posição átona.

O uso das formas você, ocê e cê no dialeto mineiro.

TU é um pronome pessoal. É o pronome da segunda pessoa no singular e normalmente tem a função de sujeito ou de predicativo do sujeito. O plural de TU é VÓS. Para dar um exemplo, se você quiser dizer para alguém que ele/ela é inteligente, você pode dizer para essa pessoa: “Tu és inteligente.”

Dessa época, a palavra foi encurtando: passou por vosmecê até chegar à forma atual: você. Isso na escrita padrão, porque, como se sabe (e se usa no cotidiano!), o você já foi reduzido a ocê e cê. Seu uso é exigido quando se refere à pessoa com quem se fala.

No Brasil, o "você" deve ser usado como se usa o "tu" em Portugal, já em Portugal, "você" ainda é a contração de "Vossa Mercê", mas no Brasil esse significado original se perdeu.

O sotaque carioca apresenta algumas semelhanças com o português lusitano. Entre tais semelhanças, percebe-se a pronúncia do "s" chiado e as vogais abertas em palavras como "também", características comuns em ambos.

O estudo contou com a participação de 700 pessoas de todas as regiões, que elegeram o sotaque mineiro o mais atrativo do país.

Sua origem etimológica encontra-se na expressão de tratamento de deferência vossa mercê, que se transformou sucessivamente em , vosmecê, vancê e você. Vossa mercê (mercê significa graça, concessão) era um tratamento dado a pessoas às quais não era possível se dirigir pelo pronome tu.

Forma de tratamento cerimonioso que se dirige a pessoas que não são tratadas por tu e que obriga à concordância com o verbo na terceira pessoa.

O pronome “tu” deve ser conjugado na segunda pessoa do singular, enquanto o pronome “você” – por se tratar de um pronome de tratamento, tal como Vossa Alteza e Vossa Excelência – deve ser conjugado na terceira pessoa do singular. Por exemplo: Tu falaste com a Maria ontem?