Qual o país que tem mais rios no mundo?

Perguntado por: ogouveia3 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 15 votos

Rússia

A Rússia dispõe de rios e lagos famosos em todo o mundo, como o conhecidíssimo Rio Volga e o Rio Don.

Brasil

O Brasil é a maior reserva hidrológica do planeta e a divisão da água doce encontra-se da seguinte forma: 70% na região norte, 15% na região centro-oeste, 6% no sudeste, 6% no sul e 3% no nordeste.

Segundo a Global Water Partnership (GWP), quase um terço dos recursos hídricos renováveis estão na América do Sul. Na lista de países que contam com a maior quantidade de água, três da América Latina estão entre os primeiros: Brasil (primeiro), Colômbia (terceiro) e Peru (oitavo).

O relatório também mostra outro ranking, o qual classifica 122 países de acordo com a qualidade da água, assim como o comprometimento na luta contra a poluição. O país que lidera o ranking é a Finlândia, seguida por Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido, Japão, Noruega, Rússia, Coréia do Sul, Suécia e França.

Para nós, que depois de tantos anos de evolução nos habituamos a viver na superfície, não surpreende muito dizer que os oceanos são responsáveis pela maior reserva de água da Terra: cerca de 97% da água existente em nosso planeta está distribuída entre os oceanos, Atlântico, Índico, Pacífico e Ártico.

Com esse desempenho, Santos repetiu a primeira colocação obtida na edição de 2020 do estudo do Trata Brasil. Na quarta posição, Franca também se sobressai com percentuais elevados nos diferentes indicadores e 9,37 como nota total.

Kuwait

No Kuwait, país com a menor disponibilidade de água do mundo, a luta por esse recurso é sempre uma prioridade do Estado, que precisa importar uma grande quantidade– ao passo em que o país é um dos maiores exportadores de petróleo – e também recorrer a técnicas de dessalinização da água do mar.

O Lago Baikal – no sul da Sibéria, na Rússia –, maior reserva de água doce do mundo, baixou para um nível considerado crítico, aumentando os temores de escassez para a população e de consequências negativas para o ecossistema.

A pesquisa leva em conta fatores como desemprego, inflação, variação do PIB per capita, entre outros. Zimbábue, na África, apareceu em primeiro lugar, enquanto a Venezuela foi a segunda colocada.

Kuwait

Rodeado pelo deserto, o Kuwait é considerado o país mais seco do mundo e o único onde não existe água doce. Não há, ao longo de seus 18 mil km² de território, nenhuma reserva, rios ou lagos, nem mesmo aquíferos subterrâneos de água doce.

Blue Lake, Nova Zelândia
O Blue Lake, no Parque Nacional Lagos Nelson na Nova Zelândia, é dono do título de água-doce natural mais cristalina do mundo. A região é considerada sagrada pelo povo indígena local, conhecido como Maori, e seu nome no idioma deles significa “o lago das terras pacíficas”.