Por que a água do mar é azul?

Perguntado por: ogonzaga . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 7 votos

O mar aparece azul porque a água absorve as cores vermelho, laranja e amarelo (comprimentos de onda longos) deixando visíveis os azuis (comprimentos de onda curtos). Mesmo assim, a maioria dos mares e oceanos são negros.

Como a luz azul penetra mais fundo, ela consegue se espalhar o suficiente pela coluna d'água para ser refletida de volta para nossos olhos, e enxergamos o mar azul.

O mar pode ter uma infinidade de outras cores por diversas razões. As cores podem resultar da concentração de sedimentos em suspensão, matéria orgânica e até da concentração e espécie de fitoplâncton, pois a luz se espalhará de forma diferente devido à presença dessas partículas e microalgas.

O azul das águas está relacionado as características das moléculas de H2O e a cor que vemos refletida nada mais é do que o encontro da luz com a água, ou seja, o reflexo dos raios de luz sobre ela.

A cor da água é produzida pela absorção e reflexão de raios de luz. Mas as micropartículas (de origem orgânica e mineral) em suspensão também podem influenciar na determinação da cor da água. Toda fonte de luz – solar ou artificial – é composta por fótons, que são partículas de luz ou de radiação eletromagnética.

azul

A cor normal do mar é azul porque essa é a tonalidade que as partículas de areia e os microorganismos mais comuns na sua superfície refletem quando atingidos pela luz solar (composta de comprimentos de onda vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta).

Oceano Pacífico é o maior oceano da hidrosfera, cobrindo um terço da superfície terrestre. Possui grande importância econômica, e sofre atualmente com a poluição. Localização do oceano Pacífico, em azul-escuro.

A água do mar é composta por uma solução de uma série de diferentes tipos de sais minerais que são dissolvidos ao longo de centenas de milhões de anos. Esses sais tem origem na erosão da chuva, do mar, do vento, de caudais dos rios e do arrasto de pequenas partículas de rochas em direção ao mar.

O maior índice de salinidade faz com que a água fique mais transparente e cristalina e aumente também a quantidade de camarão na região — salienta.

Por Renan Augusto Trindade
Se nela existirem algumas substâncias, parte da luz é absorvida e, além disso, partículas microscópicas turvam a água ao promoverem o espalhamento da luz, tornando o fundo do oceano escuro e mais frio.

Só na teoria a água é incolor, inodora e insípida. Na prática, a água traz elementos (sais, elementos químicos) diluídos que dão a ela sabor, cheiro e cor. No caso da água distribuída, o próprio processo de tratamento interfere no sabor. Cloro, cal e outros produtos deixam resíduos.

Afinal, a água tem gosto? Para ter sabor, aquilo que ingerimos deve conter substâncias que estimulam nossas papilas gustativas, contidas na língua. Assim, podemos sentir sabores como doce, salgado, azedo ou amargo. Em teoria, a água é uma substância neutra, que não contém nada que cause estímulo de sabor.

Mas o que, afinal, significa o cheiro na água? Um aroma mofado e terroso pode vir de geosmina ou 2-metilisoborneol, compostos liberados por certas espécies de algas dentro ou perto da fonte de água, geralmente lagos e rios. E, novamente, mesmo um pouquinho pode causar o cheiro na água.

Ao contrário do que muita gente pensa, o sal não “surge” no mar, ele encontra-se presente nas rochas. Por isso, quando a água do próprio mar desgasta as rochas litorâneas, elas vão se fragmentando e se dividindo em pequenas partículas, incluindo os sais minerais que se encontram nelas.