Quantos conceitos de espécie existem?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Atualmente, existem mais de 25 conceitos, mas a maior parte deles possui limitações. O mais difundido é o conceito biológico de espécie, que define espécies como grupos de populações que estão potencialmente isolados reprodutivamente de outros.

O conceito biológico de espécie pode ser assim definido: Espécies são grupos de indivíduos que se reproduzem entre si e que estão isolados reprodutivamente de outros grupos semelhantes. Assim, para a aplicação do conceito biológico de espécie, é fundamental que fique claro o que seja o isolamento reprodutivo.

Podemos expor três visões gerais a respeito desta entidade: (1) espécies são reais e constituem a unidade que evolui (visão realista); (2) espécies não são reais e são populações intercruzantes (demes) que evoluem (nominalismo – nenhuma definição é realmente necessária); (3) espécies não são reais, mas elas são a ...

Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera.

Uma espécie é um grupo de populações intercruzantes: – com identidades genéticas únicas e que são reprodutivamente isoladas de outras populações. Isolamento reprodutivo permite à espécie evoluir independentemente de outras espécies. reproduzem entre si, e que está isolado reprodutivamente de outros grupos.

Atualmente, aceita-se que organismos de uma mesma espécie são aqueles encontrados em uma mesma população, que se cruzam ou possuem potencial para cruzar e produzem descendentes férteis em condições naturais. Esse conceito foi proposto pelo biólogo Ernst Mayr (1904-2005).

Carl Lineu teve a ideia de designar as espécies, sendo que cada uma deveria ter um nome, relacionado ao gênero, e um sobrenome, relativo à espécie. Surgia, então, o sistema binomial. Em Homo Sapiens, por exemplo, temos o gênero Homo e a espécie Sapiens.

As espécies são agrupadas em Gêneros similares que são agrupados em Famílias que, por sua vez, são agrupadas em Ordem. O taxon Ordem está incluído dentro do táxon Classe que está incluída no táxon Filo que compõem, por fim, o táxon Reino.

Segundo esta teoria, as espécies se originam à medida que os organismos se reproduzem e repassam suas caracterísitcas a seus descendentes. Indivíduos que possuem características mais adequadas sobrevivem e, portanto, têm maior chance de produzir descendentes.

Conceito morfológico de espécie: Esse conceito define uma espécie pela sua semelhança. Apesar de impreciso, ele é importante para identificar organismos com reprodução assexuada. Conceito ecológico de espécie: Nesse conceito, uma espécie é definida analisando seu nicho ecológico.

Reino animal: principais características e classificações

  • Anfíbios.
  • Aves.
  • Mamíferos.
  • Peixes.
  • Répteis.

Oito espécies vitais que a Terra não pode perder

  1. Abelhas. Não é segredo que as abelhas são vitais para o planeta, e foram, inclusive, declaradas a espécie mais importante na Terra pela Royal Geographic Society, um instituto de geografia do Reino Unido. ...
  2. Formigas. ...
  3. Fungos. ...
  4. Fitoplâncton. ...
  5. Morcegos. ...
  6. Minhocas. ...
  7. Primatas. ...
  8. Corais.

De acordo com Woese, existem três domínios: Archaea, Bacteria e Eukarya. Ressaltando que os vírus, apesar das controvérsias a respeito, são atualmente considerados formas particulares de vida, mas não se incluem em nenhum desses reinos, pois são acelulares.

Para Darwin, uma espécie podia ser considerada como uma “variedade bem marcada” (Darwin, 1872, p. 47). A seleção natural atuaria de forma gradual, fazendo com que os seres vivos acumulassem ligeiras variações ao longo do tempo.

Atualmente as principais categorias taxonômicas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, duas a mais do que as propostas inicialmente por Lineu. O Reino é a maior unidade de classificação biológica e agrupa filos de organismos com características semelhantes.