Qual o melhor remédio para ameba e giárdia?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 18 votos

O tratamento de primeira escolha pode ser feito com nitroimidazólicos como Metronidazol, Secnidazol e Tinidazol, com eficácia superior a 90%. O Metronidazol é disponível em suspensão oral de 40mg/mL, deve ser utilizado 15mg/kg/dia, dividido em 2 ou 3 vezes, por 5 dias, com dose máxima de 250mg/dose.

A maioria dos casos de giárdia é assintomática e autolimitada. O tratamento é importante para prevenir o desenvolvimento da infecção crônica. Os fármacos indicados para o tratamento de giardíase são metronidazol, secnidazol, furazolidona ou tinidazol.

Pessoas infectadas que têm sintomas podem ser tratadas com tinidazol, metronidazol ou nitazoxanida, tomados por via oral. O tinidazol, tomado em uma dose única, tem menos efeitos colaterais do que o metronidazol, que é tomado três vezes por dia durante cinco a sete dias.

Se houver suspeita de amebíase e a pessoa manifestar sintomas, é usado um amebicida (um medicamento que mata amebas) que pode ser o metronidazol ou tinidazol. O metronidazol precisa ser tomado por sete a dez dias. O tinidazol precisa ser tomado por três a cinco dias.

Existem várias opções de tratamento para a amebíase. As formas leves ou assintomáticas podem ser tratadas com Teclozam. Para as formas sintomáticas, as opções são metronidazol, tinidazol ou secnidazol. As infecções por Entamoeba dispar ou Entamoeba moshkovskii não necessitam de tratamento.

O albendazol é um anti-helmíntico que pertence à classe dos benzimidazólicos. Esse antiparasitário é um dos mais usados na prática médica devido à extensa lista de vermes contra os quais ele é eficaz.

“Os principais sintomas em um quadro de amebíase são: cólicas abdominais e diarreia com presença de muco ou sangue nas fezes”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos. O paciente também pode apresentar gases, náusea, vômito, perda de apetite e de peso, febre e fadiga.

Fezes pastosas. Esteatorreia (fezes gordurosas e com forte odor). Perda de peso importante. Cansaço.

Drontal vermífugo

O Drontal vermífugo é indicado para o tratamento e o controle da giardíase e verminoses intestinais. Mas também é bastante eficaz contra cestóides (vermes chatos), nematódeos (vermes redondos) e protozoários, como a Giardia spp. No total, o Drontal combate mais de 16 tipos de vermes (chatos e redondos).

Sintomas da Giardíase
A manifestação clínica mais comum é a diarreia com evacuações abundantes e fétidas. Outros sintomas também são: cólicas abdominais, síndrome de má absorção (causando emagrecimento), flatulência, desnutrição, anemia, anorexia, náuseas e vômitos entre outros.

“Dentre os alimentos que devem ser evitados durante o tratamento contra parasitoses intestinais, podemos destacar as carnes mal passadas, peixes crus e frutas, verduras e legumes que não foram higienizados adequadamente”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

400 mg ou 10 ml da suspensão oral (40 mg/ml) 1 vez por dia por 3 dias para adultos e crianças acima de 2 anos.

Distensão da barriga, dores abdominais e anemia são conhecidos sintomas de verme no organismo humano. Isso ocorre porque esses parasitas se instalam justamente no nosso trato digestivo para se alimentarem e procriarem – e acabam prejudicando a nossa saúde no processo.

2. No tratamento da ascaridíase, o albendazol apresenta taxa de cura acima de 95%. Já a Annita, possui taxa de cura de 90 a 100% nos casos de infecção leve, mas apenas de 50 a 80% nos pacientes com grande eliminação de ovos de ascaris pelas fezes (mais de 10.000 por cada grama de fezes).