Como é ameba em criança?

Perguntado por: zpires7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 4 votos

No estágio inicial, os sintomas podem incluir forte dor de cabeça, febre, náuseas e vômitos, de acordo com os CDC. À medida que a infecção piora, os sintomas - que aparecem de um a nove dias após a exposição à ameba - podem evoluir para rigidez do pescoço, convulsões ou alucinações.

Os sintomas incluem febre, suores, calafrios, fraqueza, enjoo, vômito, perda de peso e dor ou desconforto na região superior direita do abdômen sobre o fígado. Raramente, as amebas são transmitidas para outros órgãos (incluindo os pulmões ou o cérebro).

A amebíase ocorre a partir do contato com os ovos da ameba, principalmente por meio da ingestão de água ou comida contaminadas. Esse parasita também pode entrar no corpo por meio do contato direto com a matéria fecal.

Metronidazol, 500 mg, 3 vezes/dia, durante 5 dias, para adultos. Para crianças, recomenda-se 35 mg/kg/dia, divididas em 3 tomadas, durante 5 dias. Formas graves – Amebíase intestinal sintomática ou Amebíase extraintestinal: Metronidazol, 750 mg, VO, 3 vezes/dia, durante 10 dias.

O diagnóstico rotineiro da amebíase é feita através da realização do exame parasitológico de fezes (EPF) com a identificação morfológica dos cistos e trofozoítos da E. histolytica.

A amebíase também pode ter uma forma crônica, com episódios recorrentes de cólicas e fezes sanguinolentas, um quadro muito parecido com o que ocorre nas doenças inflamatórias intestinas, como a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn.

A ameba é um parasita do intestino grosso, onde ela se aloja causando diarreia. Ela pode invadir a parede do intestino e causar diarreia com sangue, o que já é um caso grave. Também pode ir até o fígado, pulmão ou cérebro, causando doença nesses locais.

Quais são os sintomas?

  • Diarréia - são 8-12 evacuações por dia. ...
  • Sangue nas fezes.
  • Dor abdominal inferior.
  • Menos comumente, febre e perda de peso.
  • Alguns casos são mais graves com diarréia forte e febre alta e podem ter complicações graves, como perfuração intestinal e peritonite (inflamação do peritônio).

“Dentre os alimentos que devem ser evitados durante o tratamento contra parasitoses intestinais, podemos destacar as carnes mal passadas, peixes crus e frutas, verduras e legumes que não foram higienizados adequadamente”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

A amebíase intestinal é uma causa de diarreia crônica, causada pelo protozoário Entamoeba histolytica, sendo comum e prevalente em países em desenvolvimento. Pode ter várias formas de apresentação, sendo na maioria dos casos assintomática.

O secnidazol é um medicamento parasiticida (que elimina parasitas), utilizado no tratamento de giardíase, amebíase intestinal sob todas as formas, amebíase no fígado e tricomoníase.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, a ameba – conhecida como Naegleria fowleri ou N. fowleri – é encontrada principalmente em água doce quente e em terra.

Distensão da barriga, dores abdominais e anemia são conhecidos sintomas de verme no organismo humano. Isso ocorre porque esses parasitas se instalam justamente no nosso trato digestivo para se alimentarem e procriarem – e acabam prejudicando a nossa saúde no processo.

Tipos de Amebas
As amebas podem ser de vida livre, comensais ou parasitas. A maioria é de vida livre e podem ser encontradas em água doce e salgada. As comensais podem viver no corpo humano sem causar prejuízos, como a Entamoeba gengivalis, que vive na boca e a Entamoeba coli, que habita o intestino grosso.