Quais são as 4 partes da folha?

Perguntado por: aquaresma7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 17 votos

A maioria das folhas apresentam limbo, pecíolo e bainha, sendo que algumas delas podem apresentar também estípulas.

Morfologia Externa

  • Limbo: É a folha em si. Região laminar da folha onde estão presentes as nervuras, estômatos, etc. ...
  • Pecíolo: O cabo que liga a folha ao caule, dando suporte e sustentação;
  • Bainha: Encontrada geralmente nas monocotiledôneas. ...
  • Estípulas: Projeções do pecíolo presente apenas em alguns vegetais.

Limbo – é a parte mais evidente da estrutura, o que denominamos folha propriamente falando; Pecíolo – parte estreita que fica localizada entre o limbo e o caule. Estípula – é uma pequena parte que protege o pecíolo. Bainha – é a parte inferior da folha sendo responsável por proteger a estípula.

Uma folha completa apresenta: limbo (lâmina), pecíolo ou bainha, e um par de apêndices foliares chamados estípulas na base do pecíolo. A bainha é a porção terminal do pecíolo que abraça o caule é geralmente bem desenvolvida como no caso das Poaceae.

Limbo – parte achatada da folha, com a forma de lâmina. Em sua superfície encontram-se pequenos orifícios, visíveis somente ao microscópio, chamados estômatos. É através deles que a planta realiza as trocas gasosas com o meio ambiente.

A maioria das folhas apresentam limbo, pecíolo e bainha, sendo que algumas delas podem apresentar também estípulas. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O limbo é a folha em si, e o pecíolo e a bainha são estruturas pela qual a folha se prende ao caule.

A raiz é um órgão vegetal que apresenta como função principal a sustentação da planta e a absorção de água e sais minerais, os quais são levados, via xilema, para as partes aéreas da planta.

AS PARTES DA PLANTA SÃO: RAIZ, CAULE, FOLHA, FLOR, FRUTO E SEMENTE. AS PLANTAS SÃO SERES VIVOS E, ASSIM COMO AS PESSOAS, ELAS TAMBÉM NASCEM, CRESCEM, SE REPRODUZEM E MORREM. A DIFERENÇA É QUE ELAS NÃO SÃO HUMANOS, SÃO VEGETAIS.

Entre as diversas funções que as folhas realizam na planta, como respiração, transpiração, reserva de nutrientes e até defesa contra herbívoros e patógenos, podemos destacar a fotossíntese. As folhas apresentam seu parênquima clorofiliano bem próximo à superfície, facilitando a captação da energia luminosa.

O caule é o órgão da planta responsável pela sustentação das folhas e as estruturas de reprodução, além da condução de nutrientes, estabelecendo um contato entre as folhas e as raízes.

A flor é uma estrutura exclusiva das angiospermas.
Elas podem ser definidas como ramos altamente modificados que apresentam como função garantir a reprodução do vegetal. Além de produzir os gametas, as flores têm estruturas que garantem a atração de polinizadores.

Tipos de caule

  • Tronco: caule robusto, rígido e lenhoso que apresenta ramificações concentradas, geralmente no ápice. ...
  • Haste: caule flexível, verde e fotossintetizante. ...
  • Colmo: caule que apresenta como característica marcante a presença de gomos. ...
  • Estipe: caule geralmente não ramificado, com folhas concentradas no ápice.

Em botânica, chama-se limbo ou lâmina à parte principal da folha, que é normalmente laminar das folhas das plantas vasculares; caracteriza-se por ser uma superfície achatada e ampla, possibilitando maior área de captação de luz e CO2.

As folhas simples são aquelas em que o limbo não é dividido. As folhas compostas, por sua vez, apresentam o limbo dividido em pequenas porções chamadas de folíolos. Cada folíolo pode ter ainda um pequeno pecíolo, que, nesse caso, é chamado de peciólulo.