Qual é a diferença entre sustentável e sustentabilidade?

Perguntado por: dinfante . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 15 votos

De uma forma geral, enquanto a sustentabilidade está atrelada a algo mais amplo, como a capacidade de se sustentar, o desenvolvimento sustentável pode ser entendido como atividades econômicas que suprem as necessidades atuais sem impactar nas gerações futuras.

Sustentabilidade é um conceito relacionado ao desenvolvimento sustentável, ou seja, formado por um conjunto de ideias, estratégias e demais atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas.

O conceito de sustentabilidade tem sua origem relacionada ao termo “desenvolvimento sustentável”, definido como aquele que atenda às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades.

De forma simples, construção sustentável é aquela que leva em conta como a obra e o edifício a ser erguido vão afetar o meio ambiente antes, durante e depois da construção. Ou seja, é construir de forma a poluir menos (ou não poluir nada) e que cause o menor impacto possível na natureza ao longo da vida útil do imóvel.

A sustentabilidade visa a preservação do meio ambiente, diminuindo o impacto negativo no planeta. Isso quer dizer que é possível viver confortavelmente tendo ações sustentáveis na rotina. Por exemplo, ao fazer uma reforma no apartamento você pode racionar o uso da água e evitar o desperdício de materiais.

Tipos de sustentabilidade

  • Sustentabilidade ambiental.
  • Sustentabilidade social.
  • Sustentabilidade empresarial.
  • Sustentabilidade econômica.
  • Sustentabilidade agrícola.

O ser sustentável é saber utilizar os recursos naturais oferecidos pela natureza de maneira consciente, ou seja, sem comprometer a sua disponibilidade para as gerações futuras.

Os três principais pilares do desenvolvimento sustentável são o social, econômico e ambiental.

É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica. E é sobre esses tipos diferentes de sustentabilidade que vamos falar nesse artigo, bem como de formas de aplicar cada um deles em sua vida.

Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

7 materiais sustentáveis para a sua reforma

  1. Tintas ecológicas. A diferença entre as tintas ecológicas e as comuns está, basicamente, na sua composição. ...
  2. Tijolo ecológico. ...
  3. Madeira de demolição. ...
  4. Telha ecológica. ...
  5. Dispositivos ecológicos para torneiras. ...
  6. Descarga com acionamento duplo. ...
  7. Lâmpadas de LED.

Casa sustentável é uma moradia elaborada sem causar grandes impactos ao meio ambiente. Isso é feito por meio da aplicação de desenvolvimento tecnológico, reduzindo os resíduos provocados pela obra, e os gastos com a energia.

Exemplos de Sustentabilidade
Preferência por consumir produtos biodegradáveis; Separar o lixo para coleta seletiva; Reciclagem; Realizar trajetos curtos através de caminhadas ou bicicletas.

Veja algumas ações sustentáveis para serem colocadas em prática: Reduza o consumo de água = feche a torneira na hora de escovar os dentes e lavar a louça, também diminua a quantidade de água derramada na hora do banho; Economize energia = tire da tomada os eletrodomésticos que não estão sendo utilizados no momento.