Qual é a alimentação de uma cobra?

Perguntado por: lalmada . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 4 votos

As cobras são carnívoras, se alimentam de outros animais. Elas comem desde insetos até animais vertebrados, como os peixes, anfíbios (como sapos e rãs), lagartos, outras cobras, aves e mamíferos. Então, dá para perceber que a cor de uma cobra não tem a ver com o tipo de alimento que ela ingere.” Interessante, não é?

roedores

Ela prefere lugares abertos, com vegetação rasteira, como campos, áreas de cerrado, caatinga etc. Além disso, pode ser encontrada em certos tipos de plantação (como café e cana-de-açúcar) e em pastagens. A cascavel tem hábitos terrestres, noturnos e se alimenta de pequenos mamíferos, em especial roedores.

Elas estão presentes em quase todos os ambientes do planeta. Algumas são arborícolas, ou seja, vivem em arbustos e árvores; outras são terrícolas, vivem sobre o solo. Existem também aquelas que passam a maior parte do tempo no subsolo, sendo chamadas fossoriais.

Por exemplo, quando o réptil é recém-nascido e mede até 90 cm, deve-se alimentá-lo com um ou dois ratos por semana. Por outro lado, até o limite de 180 cm é adequado dar um rato a cada sete ou dez dias. No caso do animal exceder os 180 cm de comprimento, a alimentação deve ser um coelho, dado a cada dez dias ou mais.

COBRA COMENDO UVAS. Serpentes são animais exclusivamente carnívoros. Porém, a serpente australiana (Demansia psammophis, Elapidae) foi filmada comendo uvas não maduras (ver link do vídeo). Essa cobra caça principalmente lagartos e eventualmente come os seus ovos (ver link de estudo da espécie).

Surucucu pico de jaca (Lachesis muta)
É a maior serpente peçonhenta das Américas. Pode ultrapassar 4 metros de comprimento. Vive em matas primárias e, diferentes dos outros viperídeos (família de serpentes venenosas) brasileiros, são ovíparas.

Oxyuranus microlepidotus

Deste seleto grupo, há uma que é considerada a cobra mais venenosa do mundo: estamos falando da taipan-ocidental, ou taipan-do-interior, cujo nome científico é Oxyuranus microlepidotus. Nativa da Austrália, ela ganhou esse título devido à concentração da toxicidade de seu veneno.

O que atrai cobras para quintais? As cobras são animais predadores que costumam se esconder para surpreender suas presas. Portanto, o seu pátio será convidativo para elas se tiver lugares onde possam usar como esconderijo: grama alta, buracos, pilhas de lenha, montes de lixo etc.

Embora as preferências de cheiros possam variar entre as espécies de cobras, o alho, a cânfora, a naftalina e o óleo de cedro são odores que geralmente não são apreciados por esses répteis. Ao utilizar essas substâncias em locais estratégicos, é possível criar um ambiente menos atraente para as cobras.

Existem cerca de 3.400 espécies de cobras no mundo
A primeira curiosidade sobre cobras é que elas tem uma família gigante. Com 3.400 espécies de cobras rastejando pelo planeta, existem muitos tipos diferentes que vivem em biomas diversos.

Na velhice, com o sistema imunológico mais lento, surgem doenças (como tumores, por exemplo). Uma serpente com oito a dez anos já está ficando idosa, às vezes adoece, começa a diminuir a alimentação e para de engordar. Jararacas vivem em média nove ou dez anos. Cascavéis podem chegar a 15 anos em média.

Aves de rapina como águias, falcões, corujas e aves secretário se alimentam de serpentes, assim como seriemas e emas. Embora muitas aves ocasionalmente se alimentem de serpentes, as espécies verdadeiramente especializadas são raras: todas pertencem ao grupo das aves de rapina.

Dasypeltis Medici

Devido à impressionante habilidade da cobra em engolir um ovo inteiro, a Dasypeltis Medici é conhecida como a cobra "comedora de ovos". Bastante encontrada na África, esta espécie pode atingir 120 centímetros e tem a habilidade de adaptar o corpo para engolir o ovo sem quebrá-lo.

As cobras são carnívoras, se alimentam de outros animais. Elas comem desde insetos até animais vertebrados, como os peixes, anfíbios (como sapos e rãs), lagartos, outras cobras, aves e mamíferos.

As cobras são animais muito temidos e, além da imagem de agressivas, existem muitas crenças a seu respeito. Mas as cobras são essenciais para o equilíbrio ecológico de diversas maneiras. Uma delas está associada à diminuição de doenças transmitidas pelos ratos, já que estes fazem parte da sua alimentação.

Alimentação. No quesito alimentação, o mais importante é a idade da cobra. Diferentemente de outros pets, os répteis precisam se alimentar com intervalos maiores, sendo que, muitas vezes, passam até 20 dias sem precisar de um petisco. Não há regras gerais, visto que vai depender muito da espécie e do tamanho da cobra.