Quando o ser humano se tornou carnívoro?

Perguntado por: aalmeida9 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Nesse estágio, entre 2,3 e 1,9 milhão de anos, os hominídeos ainda se apropriavam de carcaças de presas de outros carnívoros, mas também já conseguiam obter presas próprias.

Acredita-se que o consumo de carne pelos seres humanos tenha sido iniciado entre 1 milhão e 500 mil anos atrás.

Esses animais apenas se caracterizam por possuir uma alimentação mais diversificada que herbívoros ou carnívoros, por exemplo. Os seres humanos são considerados animais onívoros, uma vez que, frequentemente, ingerimos alimentos de origem animal e também de origem vegetal.

Os seres humanos desenvolveram um estômago ácido para matar bactérias patogênicas em animais em decomposição e o intestino humano encolheu, perdendo sua capacidade de fermentar alimentos vegetais em energia, transformando, assim, humanos em comedores de carnes. As nossas tripas, inclusive, refletem as dos carnívoros.

Pesquisadores do Museu de História Natural de San Diego, nos Estados Unidos, descreveram um dos primeiros mamíferos carnívoros da Terra, o dente-de-sabre Diegoaelurus vanvalkenburghae.

8 Da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver; esses vos serão imundos. 9 Isto comereis de tudo o que há nas águas: tudo o que tem barbatanas e escamas nas águas, nos mares, e nos rios; isso comereis.

Não fazíamos ideia de todos os problemas que estavam por trás de um pedaço de carne, ou um copo de leite, apenas não concordávamos com todo o sofrimento animal envolvido na produção. Dessa maneira, descobrimos também que comer carne não é natural, nem normal, para nós humanos e, sim, algo completamente cultural.

Em um estudo, foi descoberto que veganos têm um risco 9% menor de morrer de qualquer causa em comparação com onívoros, e outra investigação subiu o número para 12%.

“Embora a maioria de nós conduza nossa vida como onívoros, de modo que comemos carne, bem como vegetais e frutas também, os seres humanos têm características de herbívoros, não de carnívoros.

No início era a coleta. Há cerca de 200 mil anos, nossos ancestrais, que eram nômades, se alimentavam de frutos e raízes, consumiam carne de caça, peixe e possivelmente moluscos in natura. Como num drive-thru paleolítico, eles aproveitavam as ofertas alimentícias que encontravam pelo caminho.