Por que não devemos destruir o meio ambiente?

Perguntado por: ldamasio . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 5 votos

A destruição do meio ambiente pode levar à perda de muitas espécies animais e vegetais, o que pode desestabilizar os ecossistemas e ameaçar a sobrevivência de muitas espécies. Mas, a degradação do meio ambiente pode afetar a produção de alimentos, ameaçando a segurança alimentar de muitas pessoas em todo o mundo.

Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.

É a partir do meio ambiente que obtemos todos os recursos necessários para a sobrevivência humana e de todos os outros seres vivos. Sendo assim, quando prejudicamos a natureza, estamos colocando em risco não apenas a nossa sociedade, como também todas as plantas e animais que habitam o planeta Terra.

Desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia são alguns exemplos.

Não é preciso muito: atitudes simples no dia a dia podem ajudar a minimizar os danos causados no meio ambiente.

  1. Economize energia. ...
  2. Economize papel. ...
  3. Tenha um dia vegetariano. ...
  4. Desligue a torneira. ...
  5. Reduza o consumo de plástico.

O desequilíbrio ambiental pode desencadear diferentes consequências, as quais podem ter impacto na vida humana e de várias outras espécies. Algumas delas são: redução da biodiversidade, diminuição da qualidade da água e do ar, intensificação de eventos climáticos e aumento dos casos de doenças.

- Conservar significa utilizar o que temos, mas de forma racional, dando tempo para a natureza se recompor. Cuidar do meio ambiente, tal como conversamos neste texto, está mais relacionado a conservar. Isso porque, como falamos, o consumo requer o uso da natureza e, desta forma, não há como deixá-la intocável.

O meio ambiente faz referência a todos os recursos naturais necessário para a sobrevivência e o desenvolvimento da sociedade. Quando falamos de recursos naturais, estamos basicamente fazendo referência ao meio ambiente, pois tudo que utilizamos no nosso dia-a-dia depende diretamente ou indiretamente dele.

Preservar o meio ambiente é um ato importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra. Afinal, é nele que estão os recursos naturais necessários para a sua sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas.

A urbanização, as indústrias e a agropecuária são as vilãs do meio ambiente. As barragens (para geração de eletricidade, abastecimento d´água, regularização de estiagens e irrigação) interrompem o fluxo das águas, com sérios transtornos ao meio ambiente.

As mudanças ambientais antropogênicas também ameaçam a saúde humana por causar escassez de água e alimentos, aumentar os riscos de desastres naturais, provocar o deslocamento de pessoas e aumentar o risco de ocorrência de doenças infecciosas (Lindahl & Grace et al., 2015).

Queimadas

Queimadas são a maior ameaça atual ao meio ambiente, diz pesquisa da CNI.

Lançamento de esgoto em ambientes aquáticos. Despejo de lixo diretamente no mar, rios ou lagos. Vazamento de petróleo decorrente de acidentes marítimos. Poluição dos lençóis freáticos com os pesticidas que são levados pela chuva.

A poluição na água, por exemplo, pode causar problemas gastrointestinais, e a poluição atmosférica relaciona-se com problemas respiratórios. Mas não é só a poluição que causa danos, o desmatamento, a introdução de novas espécies e várias outras ações podem colocar em risco a saúde da população.