Qual é o nicho ecológico do coelho?

Perguntado por: oquaresma . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Animais também possuem um papel na comunidade onde vivem. Esse papel, ou "profissão", é chamado "nicho ecológico". Coelhos são roedores herbívoros, se alimentam de plantas. Esse é seu papel na comunidade animal onde vive.

O nicho ecológico descreve como um organismo vive em um ecossistema. Isso inclui as relações ecológicas que mantém, como escapam de predadores, do que e como se alimentam e a forma de reprodução. Esses fatores determinam se uma população se mantém viável ou não em um determinado ambiente, ao longo de tempo.

O seu habitat natural são matas e florestas em tocas ou buracos das árvores. Os coelhos são mamíferos da família dos leporídeos encontrados em diversas regiões do mundo. Esta espécie possui oito géneros e a mais comum é a do coelho-europeu. O seu habitat natural são matas e florestas em tocas ou buracos das árvores.

Exemplo: O habitat do leão é a savana. Nicho ecológico = Papel de determinada espécie no ecossistema. Exemplo: O leão alimenta-se de herbívoros.

Quando falamos em nicho ecológico, referimo-nos ao modo de vida desse ser, suas relações ecológicas, seu modo de reprodução, do que ele se alimenta, quem são seus predadores naturais, entre outras características. Sendo assim, podemos dizer que o nicho é o papel ecológico de um ser vivo na comunidade em que ele vive.

Elas procuram botar seus ovos principalmente em ilhas oceânicas. A partir da descrição acima é possível perceber que o habitat da tartaruga-verde é as águas costeiras com vegetação. Já o nicho ecológico é o seu modo de vida, que inclui sua alimentação peculiar e sua desova, por exemplo.

Habitat: As capivaras possuem excelentes nadadeiras, o que favorece a sua sobrevivência em locais próximos a rios e lagos. É fácil encontrar esse roedor em regiões da América central e do sul. Nicho ecológico: as capivaras utilizam a água como estratégia para se defender dos predadores.

Os leporídeos podem ser predados por diferentes espécies, como corujas, gaviões, raposas, onças e, é claro, seres humanos. Muitos leporídeos são usados como alimento, como materiais para pesquisa e também como animais de estimação.

Podendo ver o ambiente que o rodeia atrás de si, sem mexer o pescoço. Os principais predadores do coelho são a raposa e a onça, mas há muitos outros animais que predam o coelho.

Os coelhos são animais mamíferos, da classe dos lagomorfos, da família dos leporídeos, em geral dos gêneros Oryctolaguse Sylvilagus.

Como definimos qual é o nicho ecológico do cachorro? Desde que os cães se tornaram animais domesticados, o nicho ecológico do cachorro passou a ser basicamente ao lado de humanos.

04) O lugar onde um organismo vive é o seu habitat e o seu modo de vida, ou forma de interagir com os demais componentes do ecossistema, constitui o seu nicho ecológico. Por exemplo, o leão e a zebra vivem nas savanas africanas (mesmo habitat), mas o leão é carnívoro e a zebra é herbívora (nichos diferentes).

O lobo-guará, nosso exemplo escolhido, por ser onívoro, tem o papel de consumidor primário, ao se alimentar de vegetais; e consumidor secundário, ou terciário, ao se alimentar de tecidos animais.