O que os peixes se alimentam?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 2 votos

No seu habitat natural, os peixes costumam se alimentar de outros animais aquáticos de tamanho menor como larvas ou invertebrados. A maioria são carnívoros, mas existem algumas espécies que se alimentam de plantas e algas.

A maioria dos peixes costuma ser carnívoro, mas existem espécies que se alimentam exclusivamente de algas e plantas. Os carnívoros procuram por animais menores e mais fáceis de serem suas presas, como larvas ou invertebrados.

Os peixes são animais aquáticos que apresentam sistema digestório completo, respiração branquial e circulação simples e completa. Os peixes, como todos nós sabemos, são animais que vivem apenas em ambientes aquáticos, tais como rios, lagos e mares.

Consomem, preferencialmente, alimentos de origem animal, incluindo invertebrados e outros peixes, podendo ser treinados para consumirem ração artificial. As definições dos hábitos alimentares dos peixes refletem sua constituição anatônico-funcional.

Piscívoros ou ictiófagos: são animais que comem, sobretudo, peixes. Um exemplo é o guarda-rio-comum (Alcedo atthis). Planctônicos: muitos predadores aquáticos se alimentam fundamentalmente de plâncton. Este é o alimento principal que as baleias comem, assim como outros cetáceos.

Os nativos de Peixes amam conhecer novos lugares e explorarem novas culturas. Afim de conquistar o signo de Peixes, planeje férias juntos em lugares que você acredita que vai agradar o parceiro. Não precisa necessariamente ser uma viagem para longe.

O alimento fornecido aos peixes pode ser natural ou artificial. Os alimentos naturais são aqueles produzidos no viveiro e que são consumidos pelos peixes, como fitoplâncton - algas, zooplâncton - microrganismos animais e matéria orgânica morta.

Esses animais contam com um sistema sensorial apurado, que permite que eles sintam a vibração da água para saber que há outras espécies por perto. Além disso, os peixes usam suas cordas vocais para emitir sons e se comunicarem com seus pares. É isso mesmo!

Os peixes são encontrados nos mais variados ambientes aquáticos e caracterizam-se por ser o grupo mais numeroso e diversificado nos vertebrados. Nesse grupo de animais, temos representantes com corpo tipicamente fusiforme; respiração, geralmente, do tipo branquial; presença de nadadeiras; e ectotermia.

Ao invés de deitar e fechar os olhos, os peixes simplesmente se tornam inativos pelo período de descanso. A forma que mostram essa inatividade muda conforme a espécie de peixe, porém, é correto afirmar que a maioria fica parado com as guelras quase sem movimento.

Os peixes podem atuar como fonte e sumidouro de nutrientes no ambiente aquático (Vanni 2002). Após a ingestão de elementos da dieta, parte dos nutrientes é absorvida para manutenção de tecidos, crescimento e reprodução.