Qual é o microrganismo causador da infecção?

Perguntado por: tmoreira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 2 votos

Chamamos de infecção as doenças provocadas por microrganismos que fazem mal a nossa saúde. Neste grupo estão incluídos as bactérias, vírus, fungos, parasitos e príons. Para que seja uma infecção, o germe precisa fazer mal. Todos nós temos vírus, bactérias, fungos e até protozoários que vivem normalmente no nosso corpo.

Os tipos de agentes patogênicos
Como citado anteriormente, os microrganismos patogênicos mais comuns, que podem ocasionar doenças (decorrentes de infecções e intoxicações) são as bactérias, os fungos e os vírus. A forma de contaminação pode ocorrer de forma cruzada, por insetos, pela água, alimentos mal cuidados, etc.

Primeiramente, é interessante saber que um patógeno é um micro-organismo com potencial para causar doenças.

É uma doença (infecção) que envolve agentes infecciosos (microrganismos como bactérias, fungos, vírus e protozoários). Inicialmente ocorre a penetração do agente infeccioso no corpo do hospedeiro (ser humano) e há proliferação (multiplicação dos microrganismos), com conseqüente apresentação de sinais e sintomas.

Os principais grupos de microrganismos são: vírus, bactérias, protozoários, algas e fungos.

Microrganismo é o nome dado a todos os organismos compostos por uma única célula e que não podem ser vistos a olho nu, sendo visíveis apenas com o auxílio de um microscópio.

As bactérias foram os microrganismos mais prevalentes nas infecções hospitalares respondendo por 78,8% dos casos e os fungos estão relacionados em 21,2% das infecções. Entre as bactérias a mais prevalente foi Pseudomonas aeruginosa (19,7%), seguidos de Escherichia coli (11,2%), Acinetobacter sp (11,2%), Klebsiella sp.

Microrganismos são seres que não podem ser vistos a olho nu. Isso acontece porque eles são extremamente pequenos, com a possibilidade de visualização somente por meio de microscópios. Entre eles estão os vírus, bactérias, fungos, algas unicelulares, alguns protistas e ácaros.

Todas as doenças infecciosas são causadas, obrigatoriamente, por seres vivos, denominados agentes infecciosos. Estes organismos vivos pertencem a diversos grupos: bactérias, vírus, fungos, vermes, etc.

Infecção bacteriana é um termo utilizado para caracterizar doenças provocadas por bactérias patogênicas. No geral, ela ocorre principalmente por meio do contato com secreções ou pela água, alimentos e objetos contaminados.

Uma infecção acontece quando um agente infeccioso entra em nosso corpo. Quando um agente infecioso causa danos ao organismo, dizemos que ocorreu uma doença infecciosa. A gripe é uma doença infecciosa causada pelo vírus Influenza. Uma infecção acontece quando um agente infeccioso entra no nosso corpo.

FONTE DE INFECÇÃO: pessoa, animal, objeto ou substância a partir do qual o agente é transmitido para o hospedeiro. FONTE PRIMÁRIA DE INFECÇÃO (reservatório): homem ou animal e, raramente, o solo ou vegetais, responsável pela sobrevivência de determinada espécie de agente etiológico na natureza.

Infecção viral versus infecção bacteriana
Dentre os sintomas que podem ser comuns nos dois tipos de infecção, podemos destacar, por exemplo, o mal-estar e a febre. Muitas infecções são combatidas pelo próprio organismo e curam-se em poucos dias.

Os principais grupos de microrganismos são os protozoários, fungos, algas e bactérias. Os vírus, apesar de não serem considerados organismos vivos e sem partículas, têm algumas características de células vivas.