O que causa parasita no intestino?

Perguntado por: lpereira2 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Sua contaminação se dá pela água ou pelo consumo de alimentos contaminados. Os helmintos (nematelmintos, de formato arredondado, ou platelmintos, de formato achatado)¹ são exemplificados por: Ascaridíase, popularmente chamado de lombriga, se aloja no intestino e pode atingir o pulmão.

Morar ou viajar para áreas geográficas onde os parasitas são mais comuns. Má higiene das mãos e ou inexistência de água tratada. Idade (crianças e idosos são mais suscetíveis)

O mais importante é aprender que a maioria das parasitoses é transmitida pela alimentação ou pela água e pelo contato direto com os pés no chão. O germe entra pela boca ou pela pele até chegar no intestino onde ele vai crescer e se alimentar.

Tratamento: mebendazol e albendazol são as drogas de escolha, mas outras medicações foram testadas com sucesso, incluindo o pamoato de pirantel. Em casos de obstrução intestinal, a piperazina deve ser utilizada. Uma dose única de albendazol 400 mg tem eficácia de quase 100%.

Através do exame parasitológico de fezes, o laboratório é capaz de detectar e identificar a presença de parasitos ou seus ovos nas fezes, o que é um sinal inequívoco de verminose. Nem todas as amostras de fezes contêm ovos ou o próprio parasita.

Os sintomas das verminoses variam de acordo com o tipo do verme, no entanto, os sintomas mais comuns são: dor no abdômen, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia e problemas respiratórios.

Nos adultos, as parasitoses intestinais também podem levar a algumas complicações quando não são tratadas corretamente: “Podemos citar como exemplos: diarreia crônica, anemia, obstrução das vias biliares, obstrução intestinal, que também pode ocorrer em crianças, quadros respiratórios, apendicite aguda e abscesso ...

De acordo com a gastroenterologista Fernanda Oliverio, os exemplos mais comuns são: amebíase, ancilostomíase (popularmente conhecido como amarelão ou doença do Jeca Tatu), ascaridíase (a famosa lombriga), tricuríase, enterobíase ou oxiuríase, esquistossomose, estrongiloidíase, giardíase e teníase (verme do porco/boi).

Os sinais e sintomas mais comuns que levam à suspeita de parasitoses são: dores abdominais, diarreia, náuseas e/ou vômitos; excesso de produção de gases, diminuição do apetite, perda de peso e, às vezes, tosse, febre e falta de ar. Também podem causar anemia e coceira no ânus.

Fezes pastosas. Esteatorreia (fezes gordurosas e com forte odor). Perda de peso. Cansaço.

As sementes do mamão são extremamente úteis. Elas têm propriedades que podem matar vários tipos de vermes intestinai. O mamão também auxilia na indução da enzima conhecida como “papaína”, que ajuda na remoção de vermes intestinais.

O kit detox parasitário é um remédio de verme natural que elimina vermes, parasitas e protozoários do nosso organismo, buscando promover uma sensação de bem-estar e auxiliando o sistema digestivo.

Use um medicamento anti-helmíntico.
Alguns medicamentos anti-helmínticos, como o mebendazol, o tiabendazol e o albendazol, matam os vermes de fome. Já outros, como a ivermectina e o praziquantel, paralisam os parasitas, fazendo-os saírem nas fezes.

Para que serve o exame parasitológico de fezes? A função do exame parasitológico de fezes é identificar os parasitas responsáveis por alterações gastrointestinais. Os tipos de parasitas que podem habitar o intestino humano são: protozoários e helmintos.