O que é ecossistema?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 9 votos

Ecossistema é, em ecologia, a conjunção da comunidade de organismos de várias espécies, e dos fatores ambientais de um determinado local. Os ecossistemas formam uma série de cadeias de relações entre organismos, o que demonstra a sua interdependência dentro do sistema.

Ecossistema é o nome dado a um conjunto de comunidades que vivem em um determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo um sistema estável, equilibrado e autossuficiente. O termo foi utilizado pela primeira vez em 1935 pelo ecólogo Arthur George Tansley.

Um ecossistema é um complexo dinâmico de plantas, animais e comunidades de microrganismos (componente biótico) e o ambiente não vivo ou abiótico (água, ar, solo) interagindo como uma unidade funcional. Os seres humanos são parte integrante dos ecossistemas. Ecossistemas variam enormemente de tamanho e são dinâmicos.

Refere-se à camada da Terra habitada pelos seres vivos e onde os mesmos interagem. Os ecossistemas também podem ser mais simples. Por exemplo, uma poça de água é um ecossistema, pois nela existem diversos microrganismos vivos que interagem entre si e com fatores do ambiente.

Existem dois tipos de ecossistemas: os aquáticos e os terrestres.

Os principais ecossistemas brasileiros são: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Mata dos Cocais, Pantanal, Mata de Araucárias, Mangue e Pampas. O ecossistema refere-se ao conjunto formado por comunidades bióticas e fatores abióticos que interagem em uma determinada região.

Podemos dizer que o ecossistema é um nível de organização biológica que estuda a interação de fatores bióticos entre si e entre o meio ambiente, e também como os fatores abióticos interferem na sobrevivência dos seres vivos.

Um ecossistema é uma comunidade formada pela interação de organismos vivos e seus ambientes físicos, desde os minerais do solo até formações topográficas e padrões climáticos. Já o bioma é a maior unidade geográfica, caracterizada por um tipo de vegetação dominante.

Um ecossistema caracteriza-se por vários níveis hierárquicos (comunidades, populações, indivíduos), diversidade, capacidade de auto-regulação, balanço energético e quase total independência (exceto pela necessidade de luz solar).

Os ecossistemas são importantíssimos para a vida humana, pois desempenham funções como a purificação da água e do ar, amenizam os fenômenos violentos do clima, promovem a decomposição do lixo, a geração de solos férteis, o controle de erosões, a reprodução da vegetação pela polinização e pela dispersão de sementes, o ...

Os fatores abióticos podem ser físicos (como radiação solar, temperatura, luz, umidade, ventos), químicos (como os nutrientes presentes nas águas e nos solos) ou geológicos (como o solo).

Todos os seres vivos interagem com outros seres vivos, semelhantes a eles ou não. Interagem, também, com componentes não vivos, como água, solo, ar, luz e calor de seu habitat. O conjunto formado pelos seres vivos e componentes não vivos de um ambiente, incluindo as relações entre eles, chama-se ecossistema.

Ecossistema significa o sistema onde se vive, o conjunto de características físicas, químicas e biológicas que influenciam a existência de uma espécie animal ou vegetal.

Florestas, desertos, savanas e pradarias são os principais ecossistemas terrestres do planeta.

Conceito de Ecossistema
Portanto, independente do tamanho, é considerado ecossistema qualquer ambiente onde há a interação entre o meio físico e os seres vivos. Uma característica fundamental de um ecossistema é a relação estável entre o espaço físico, o fluxo de energia e os fatores bióticos e abióticos.

Ambiente terrestre ou aquático onde há uma interação entre seres vivos e elementos não vivos. São os espaços de tamanhos variados onde há uma interação tendendo ao equilíbrio entre seres vivos e elementos “não vivos”, como as rochas, o solo, a atmosfera, a luz solar e a água.