Qual a forma de transmissão dos protozoários intestinais?

Perguntado por: onascimento . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 3 votos

Transmissão: via fecal-oral e água e alimentos contaminados.

Os protozoários possuem vida livre, porém, alguns são parasitas de outro organismo (como os animais e nós, os seres humanos). Os parasitas, geralmente são transmitidos através de água ou alimentos contaminados por fezes que contenham os cistos desses microrganismos.

São doenças causadas por vermes e protozoários. A contaminação se dá de várias formas, sendo que a principal é a ingestão de alimentos ou água contaminada e através da pele por ferimentos pequenos.

As parasitoses intestinais são infecções causadas por “vermes” (protozoários e helmintos) que atingem o intestino delgado ou grosso¹. Esta doença é considerada um problema de saúde pública porque está diretamente relacionada com a falta de saneamento básico e maus hábitos de higiene.

Os protozoários intestinais mais comuns em hospedeiros imunocompetentes, as amebas Entamoeba histolytica e E. dispar e o flagelado Giardia duodenalis são o principal tema deste capítulo.

As principais formas de transmissão ocorrem por meio de transfusão de sangue, transplante de órgãos, através da mãe para o feto, e ingestão de alimentos infectados.

A transmissão da doença pode ocorrer diretamente, pelo contato com pessoas infectadas, ou indiretamente, pelo contato com superfícies ou objetos utilizados pela pessoa infectada. Evidências atuais sugerem que a maioria das transmissões ocorre de pessoas sintomáticas para outras.

A maioria das verminoses são de transmissão oral, i.e. transmitidas pela ingestão de alimentos contaminados com ovos ou cistos dos parasitas. Apenas algumas verminoses podem ser transmitidas através da pele, quando em contacto com o solo contaminado com larvas de certos vermes.

Alguns protozoários parasitas podem causar diversas doenças que afetam a saúde da população. Nesta aula, estudaremos as principais doenças causadas por protozoários que afetam a saúde humana, entre as quais podemos citar: Giardíase, Amebíase, Tricomoníase, Toxoplasmose, Leishmaniose, Doença de Chagas e Malária.

Para evitar essa doença, é importante manter a higiene pessoal, lavar bem os alimentos, beber água filtrada ou fervida e, principalmente, tratar o indivíduo doente e investir em saneamento básico.

Causas da parasitose intestinal
Consumo de água ou alimentos contaminados com parasitas, ou seus ovos; Falta de higiene pessoal, como não lavar as mãos adequadamente após o uso do banheiro, ou antes das refeições; Contato com fezes de animais infectados; Andar descalço em áreas contaminadas.

As protozooses são doenças transmitidas por protozoários. Apesar de serem organismos de vida livre, na maioria dos casos, alguns protozoários são parasitas de animais e dos seres humanos. Amebíase, Giardíase, Malária, Doença de Chagas são algumas dessas protozooses.

O oxiúro (alguns chamam de oxiúrus), conhecido cientificamente como Enterobius vermicularis ou Oxiurus vermicularis, é um helminto nematódeo (verme) de forma cilíndrica e cor branca, que mede cerca de 1 cm e provoca uma verminose intestinal denominada enterobíase, oxiuríase ou oxiurose.

De acordo com esse sistema, existem protozoários ciliados, flagelados, rizópodos e esporozoários.