O que são protozoários parasitas intestinais?

Perguntado por: ofrutuoso . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 17 votos

As parasitoses intestinais são infecções causadas por “vermes” (protozoários e helmintos) que atingem o intestino delgado ou grosso¹. Esta doença é considerada um problema de saúde pública porque está diretamente relacionada com a falta de saneamento básico e maus hábitos de higiene.

Os protozoários intestinais mais comuns em hospedeiros imunocompetentes, as amebas Entamoeba histolytica e E. dispar e o flagelado Giardia duodenalis são o principal tema deste capítulo.

Causas da parasitose intestinal
Consumo de água ou alimentos contaminados com parasitas, ou seus ovos; Falta de higiene pessoal, como não lavar as mãos adequadamente após o uso do banheiro, ou antes das refeições; Contato com fezes de animais infectados; Andar descalço em áreas contaminadas.

Transmissão: via fecal-oral e água e alimentos contaminados.

Os parasitos são “vermes” intestinais que podem ser helmintos – divididos em aqueles que apresentam formato arredondados /cilíndricos (nematelmintos) ou chato (platelmintos). Ainda existem vermes microscópicos, chamados de protozoários.

Parasitoses Intestinais

  • AMEBÍASE (ameba) A ameba é um parasita do intestino grosso, onde ela se aloja causando diarreia. ...
  • GIARDÍASE (giárdia) ...
  • ASCARIDÍASE (lombriga) ...
  • ANCILOSTOMÍASE (amarelão) ...
  • ENTEROBÍASE ou OXIURÍASE (coceira anal)

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

Os principais sintomas associados as parasitoses intestinais são a diarreia, fraqueza, dor abdominal, náuseas e vômitos, anemia, perda de apetite, excesso de produção de gases e anorexia¹,². Sua contaminação se dá pela água ou pelo consumo de alimentos contaminados.

Protozoários: são unicelulares e geralmente se reproduzem assexuadamente. Exemplos incluem o Plasmodium, que causa a malária, e o Trypanosoma, que causa a doença do sono. Helmintos: são vermes parasitas, como os vermes intestinais. Exemplos incluem a lombriga, a tênia e o ancilóstomo.

Ferver a água mata o protozoário Giardia e é a maneira mais segura de os caminhantes assegurarem que a água de correntes e lagos é segura para se beber. As pessoas infectadas são tratadas com medicamentos antiparasitários, como tinidazol, metronidazol ou nitazoxanida.

A ingestão de cistos, geralmente em alimentos e/ou água contaminadas com fezes contendo o parasita; picadas de insetos, inalação, ingestão de carne contendo o protozoário, relação sexual desprotegida e contato de feridas com fezes de animal infectado são as principais formas de contágio de tais doenças.

O que são os protozoários
Alguns protozoários são parasitas e podem causar doenças em humanos e outros animais, como a malária causada pelo Plasmodium e a doença de Chagas causada pelo Trypanosoma cruzi.

· beber somente água filtrada ou fervida; manter limpa a casa e terreno ao redor, evitando a presença de insetos e ratos; · conservar as mãos sempre limpas, as unhas aparadas, evitar colocar a mão na boca; não deixar as crianças brincarem em terrenos baldios, com lixo ou água poluída.

A teníase é provocada pela presença no intestino delgado das formas adultas da Taenia solium ou da Taenia saginata. A parasitose adquirida pela ingestão de carne de boi ou de porco mal cozidas, que contém as larvas, pode causar dores abdominais, náuseas, debilidade, perda de peso, gases, diarreia ou constipação.