Quais são os protozoários mais conhecidos?

Perguntado por: icastro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 12 votos

Observe a seguir:

  • - Protozoários ciliados: Locomovem-se por cílios. Exemplo: Paramecium sp. ...
  • - Protozoários flagelados: Locomovem-se por flagelos. Exemplo: Trypanosoma cruzy.
  • - Protozoários Ameboides: Locomovem-se por meio de pseudópodes, que são prolongamentos do citoplasma. Exemplo: Entamoeba histolytica.

De acordo com esse sistema, existem protozoários ciliados, flagelados, rizópodos e esporozoários.

Dentre as principais protozooses, destacam-se a amebíase, doença de Chagas, malária, leishmaniose e toxoplasmose. As protozooses podem ser contraídas de diferentes formas.

O grupo abrange cerca de 5 mil espécies, todas parasitas de vertebrados e invertebrados. Reproduzem-se através da alternância de gerações sexuada e assexuada e da produção de esporos.

Didaticamente, classificamos os protozoários de acordo com a presença (ou não) e os tipos de estruturas locomotoras que apresentam. Dessa forma, temos quatro Filos principais: Rhizopoda ou Sarcodinea, Ciliophora, Flagellata ou Mastigophora, e Sporozoa ou Apicomplexa.

Tipos de protozoários

  • esporozoários;
  • rizópodos;
  • flagelados;
  • ciliados.

A principal classificação é baseada no modo de locomoção, dando origem aos variados tipos de protozoários. Eles são divididos em: sarcodíneos, ciliados, flagelados e esporozoários.

O que são protozooses? Protozoários parasitas são aqueles capazes de causar denominadas doenças chamadas de protozooses ou protozoonoses, sendo, as mais comuns na população brasileira: doença de Chagas, malária, amebíase, giardíase, leishmaniose, tricomoníase e toxoplasmose.

Nesta aula, estudaremos as principais doenças causadas por protozoários que afetam a saúde humana, entre as quais podemos citar: Giardíase, Amebíase, Tricomoníase, Toxoplasmose, Leishmaniose, Doença de Chagas e Malária.

As protozooses são doenças transmitidas por protozoários. Apesar de serem organismos de vida livre, na maioria dos casos, alguns protozoários são parasitas de animais e dos seres humanos. Amebíase, Giardíase, Malária, Doença de Chagas são algumas dessas protozooses.

Os protozoários podem ser encontrados livres ou em associação com outros seres vivos, estabelecendo relações de parasitismo, comensalismo e até mesmo de mutualismo. Em sua grande maioria, são encontrados em ambientes úmidos e aquáticos, podendo ocorrer em água doce, salgada e salobra.

Todas as formas evolutivas são encontradas no sangue: Trofozoítas, esquizontes, merozoítos e gametócitos.

Os protozoários são seres vivos unicelulares, eucariontes, pertencentes ao Reino Protista. Geralmente vivem em água doce, embora também sejam encontrados em água salgada, lodo e solo úmido. A palavra "protozoário" deriva dos termos gregos protos (inicial, primeiro) e zonn (animal).

Os protozoários, em sua grande maioria, apresentam vida livre e são encontrados em diferentes ambientes aquáticos e úmidos. Existem, no entanto, espécies que vivem em associação com outros organismos, como é o caso dos parasitas.

Microbiologia é a ciência que estuda os micro-organismos, aqueles seres vivos que só podem ser observados com auxílio de microscópios. Dentre os organismos estudados nesse ramo da Biologia, podemos citar os vírus, bactérias, algas, protozoários e fungos.