Por que os protozoários não podem ser considerados bactérias?

Perguntado por: scavalcanti8 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 12 votos

a) As bactérias são organismos unicelulares e podem ser autótrofos (produzir o próprio alimento) ou heterótrofos (dependem do exterior para o fornecimento de nutrientes). b) Os protozoários são seres pluricelulares e podem ser anaeróbicos ou aeróbicos.

As bactérias (Reino Monera) são os menores seres vivos e possuem células do tipo procariota – sem membrana nuclear. Os protozoários (Reino Protista) possuem células eucariotas que são células maiores, mais complexas e com carioteca (membrana do núcleo).

Os protozoários, apesar de também serem unicelulares, como as bactérias, são eucarióticos. Esses organismos vivem, geralmente, em água-doce, mas também são encontrados em água salgada, regiões lodosas e solo úmido; e alguns são parasitas, como o Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas.

Os protozoários fazem parte do Reino Protista, assim como as algas. Esses microorganismos são unicelulares (de uma só célula), eucariontes (com um núcleo) e, geralmente, são heterotróficos (sem capacidade de produzir seu próprio alimento, portanto, se alimentam de outros seres vivos).

Num plano de aula de Biologia, sobre membranas biológicas, os protozoários eram definidos equivocadamente como "animais unicelulares". De fato, os protozoários são unicelulares, mas não são animais, pois pertencem ao Reino Protista.

c) Os vírus não têm uma célula completa e dependem de outro organismo para desenvolver-se. d) O núcleo das células de bactérias tem mitocôndrias capazes de duplicar seu DNA. e) Os protozoários são seres parasitários, e a maioria vive na água.

Os protozoários são seres eucariontes, unicelulares e heterótrofos. A maioria deles é aquático de vida livre, mas alguns são parasitas e vivem dentro do corpo de outros seres vivos, inclusive dos humanos.

“Do ponto de vista evolutivo são os organismos mais inferiores, porque são formados por apenas única célula”, explica Silveira. Conforme o pós-doutor em microbiologia, o material genético (DNA) da bactéria está misturado ao seu citoplasma, fornecendo o aspecto rudimentar ao organismo.

As bactérias são organismos muito pequenos formados por uma única célula, ou seja, são unicelulares. Além disso, não apresentam carioteca, e por isso são denominadas procariontes. O material genético fica concentrado em uma região que é denominada nucleoide. Essas células também não apresentam organelas membranosas.

Os protozoários são organismos unicelulares e microscópicos que pertencem ao Reino Protista. Eles podem ser encontrados em diversos ambientes, como água doce e salgada, solo, e até mesmo no interior de outros organismos, como no trato intestinal de animais.

Um tipo bastante comum de classificação dos protozoários usa como critério o modo de locomoção desses seres no meio aquático. De acordo com esse sistema, existem protozoários ciliados, flagelados, rizópodos e esporozoários.

Os protozoários, em sua grande maioria, apresentam vida livre e são encontrados em diferentes ambientes aquáticos e úmidos. Existem, no entanto, espécies que vivem em associação com outros organismos, como é o caso dos parasitas.

Protozoários: são unicelulares e geralmente se reproduzem assexuadamente. Exemplos incluem o Plasmodium, que causa a malária, e o Trypanosoma, que causa a doença do sono. Helmintos: são vermes parasitas, como os vermes intestinais. Exemplos incluem a lombriga, a tênia e o ancilóstomo.

Tipos de protozoários

  • esporozoários;
  • rizópodos;
  • flagelados;
  • ciliados.