Qual é a diferença entre clorofila e cloroplastos?

Perguntado por: dmaldonado5 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 7 votos

A clorofila é um pigmento fotossintetizante que absorve a luz principalmente nos comprimentos de onda azul e violeta, além de vermelho. Devido a isso, ela reflete principalmente a luz verde, dando às plantas a coloração que conhecemos. Os plastos que armazenam a clorofila são então chamados de cloroplastos.

Os plastos – como os cloroplastos, os cromoplastos e os leucoplastos – também são estruturas encontradas nas células vegetais, mas não nas animais. Os leucoplastos servem para guardar substâncias como amido e proteínas, enquanto os cromoplastos armazenam pigmentos coloridos.

A clorofila é um pigmento verde encontrado nos cloroplastos (organelas celulares de plantas e algas). Estão presentes nas folhas e outras partes que ficam expostas ao sol, sendo responsáveis pela absorção da luz solar no processo da fotossíntese.

Existem diferentes tipos clorofila, que são chamados de a, b, c e d, e diferem-se pela estrutura de sua molécula e sua capacidade de absorção.

Seres verdes. A clorofila, um pigmento verde encontrado nos cloroplastos, é uma parte importante das reações dependentes de luz da fotossíntese. A clorofila absorve a energia luminosa do sol. É também por causa dela que as plantas são verdes.

Os cloroplastos são as organelas celulares em que ocorrem as reações de fotossíntese, que utilizam a energia luminosa para a produção de moléculas orgânicas. Essas importantes estruturas são encontradas nas algas verdes e nas plantas.

Nos cloroplastos ocorre a reação da mais fundamental importância para a vida das plantas e, indiretamente, para a vida dos animais, a fotossíntese. Os cloroplastos são geralmente discoidais e sua cor é verde devido à presença de um pigmento denominado clorofila.

As clorofilas eram consideradas apenas como os pigmentos responsáveis pela cor verde de plantas, algas e bactérias, tendo como função primordial captar a luz solar para produzir glicose e oxigênio através do processo de fotossíntese, estabelecendo assim o elo para a cadeia alimentar.

Que é clorofila? Clorofila é a substância que dá cor verde às plantas4. A molécula de clorofila tem a capacidade única de converter energia do sol em energia química (fotossíntese)4. Nesse processo, a energia da luz é usada pelas plantas na síntese de carboidratos.

a clorofila a

Nas plantas, a clorofila a e a clorofila b são os principais pigmentos fotossintéticos. As moléculas de clorofila absorvem comprimentos de onda azul e vermelho, como mostrado pelos picos nos espectros de absorção acima.

A clorofila é o pigmento responsável por dar cor aos vegetais. Esse pigmento natural, que é encontrado no interior dos cloroplastos, é o mais abundante nas plantas e está presente principalmente nas folhas.

As clorofilas localizam-se nos cloroplastos, sendo esta organela responsável pela fotossíntese, isto é, onde ocorrem as duas reações importantes: a fotoquímica, nas membranas dos tilacóides e a bioquímica, no estroma do cloroplasto.

As células clorofiladas teriam surgido de forma autógena, com mudanças graduais em um processo evolutivo lento. As primeiras algas a surgirem foram as Cianobacterias e Proclorofitas estritamente procariotas, posteriormente com a origem dos eucariotos surgiram os outros grupos de algas que são estritamente eucariotas.

O pigmento conhecido como clorofila tem a função de captar a luz, garantindo, assim, que os organismos fotossintetizantes produzam seu alimento através do processo de fotossíntese. Dessa forma, a clorofila é fundamental para a manutenção do oxigênio disponível na Terra.

OS CLOROPLASTOS UTILIZAM A LUZ DO SOL PARA FIXAR CARBONO
Estas organelas realizam a fotossíntese, processo que apresenta reações fotodependentes, aqui referidas como “fase clara”, e reações fotoindependentes, aqui referidas como “fase escura”.