Por que não devemos poluir o meio ambiente?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 19 votos

A poluição causa a degradação do ambiente, afetando os organismos que ali vivem, além de desencadear problemas econômicos, já que diversas atividades dependem de um meio ambiente equilibrado para que possam ser desenvolvidas.

O que é a poluição da água
Ou seja, é água tóxica que não pode ser bebida nem usada em atividades essenciais como a agricultura. Além disso, é uma fonte de insalubridade que provoca mais de 500.000 mortes anuais a nível global por diarreia e transmite doenças como cólera, disenteria, febre tifoide e poliomielite.

A poluição pode acarretar em problemas patológicos, destruição ambiental e alterações climáticas. Exemplos: Doenças e problemas respiratórios e de pele, alergias, doenças nos olhos, hepatite, micose, diarreia, otite, surdez. Má formação de feto.

A poluição do ar afeta a água e o clima local
O material particulado pode reduzir a quantidade de radiação solar que atinge a superfície do planeta, afetando a taxa na qual a água evapora e se move para a atmosfera. Também influencia a formação de nuvens e a capacidade de transporte de água.

Causas da poluição

  • Queimadas;
  • Descarte inadequado do lixo;
  • Descarte de esgoto sem tratamento;
  • Uso de defensivos agrícolas e fertilizantes;
  • Queima de combustíveis fósseis;
  • Derramamento de petróleo.

Indústrias que mais poluem o meio ambiente: 3 exemplos

  • Indústria têxtil. Entre todas as indústrias, a têxtil é a que mais gera efluentes líquidos. ...
  • Indústria alimentícia. ...
  • Indústria petroquímica.

Conheça 5 atitudes simples para preservar o meio ambiente

  1. Economize energia. ...
  2. Economize papel. ...
  3. Tenha um dia vegetariano. ...
  4. Desligue a torneira. ...
  5. Reduza o consumo de plástico.

Dentre os principais impactos ambientais causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

da PoluiÇÃo atmoSFÉrica na Saúde Humana? O monóxido de carbono (CO) pode provocar dificuldades respiratórias e asfixia, representando perigo àqueles que têm problemas cardíacos e pulmonares. irritações e, em altas concentrações, problemas respiratórios, inclusive edema pulmonar.

A atividade agropecuária, segundo o Seeg, é a que mais contribui pelas emissões de gases do efeito estufa no Brasil. O setor reponde por 71% de todo o gás carbônico emitido no país, levando em consideração questões diretas, como o metano produzido pelos rebanhos bovinos, e indiretas, como o desmatamento.

Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.

A poluição do solo pelo lixo é um grave problema e deve ser evitado a qualquer custo. Além da transmissão de doenças, pode causar deslizamento de encostas, enchentes, danos na paisagem, assoreamento de mananciais e a contaminação do ar e da água, elevando o risco de contágio dos seres humanos.

O meio ambiente faz referência a todos os recursos naturais necessário para a sobrevivência e o desenvolvimento da sociedade. Quando falamos de recursos naturais, estamos basicamente fazendo referência ao meio ambiente, pois tudo que utilizamos no nosso dia-a-dia depende diretamente ou indiretamente dele.